Mais Turismo

Os pastéis de Belém

pasteis de belemQuem visita Lisboa e mais concretamente a zona de Belém já sabe que uma das visitas obrigatórias é à pastelaria onde são feitos os pastéis de Belém. Quem não os conhece? Um pouco por todo o lado podemos encontrar em qualquer pastelaria os comuns pastéis de nata, no entanto, comparar um pastel de nata a um pastel de Belém é quase como comparar um Renault a um Ferrari. Ambos servem o mesmo princípio básico, mas pouco mais…

Para tirar as dúvidas, nada como entrar na Pastelaria de Belém que os fabrica e saborear o aroma embriagante a canela e a nata.

 

Historia dos pastéis de Belém

São uns pequenos pastéis que se começaram a fabricar no longínquo ano de 1837. A explicação para a sua localização ser em Belém reside no facto da refinaria da cana-de-açúcar funcionar neste antigo bairro lisboeta, próximo do Mosteiro dos Jerónimos.

Em consequência da revolução liberal de 1820, todos os conventos de Portugal fecharam no ano de 1834, expulsando todos os trabalhadores e monges. Para sobreviver, alguém no Mosteiro começou a vender uns pastéis chamados “Pastéis de Belém”, fruto de uma receita secreta do convento.

E já naquela época os pastéis começaram a adquirir fama entre os visitantes que se acercavam para contemplar o Mosteiro dos Jerónimos, a jóia de Belém.

Desde então que a receita original do convento se mantém, sendo transmitida e conhecida apenas pelos mestres pasteleiros que os fabricam de forma artesanal. Garantem no entanto, que é a exigente selecção dos ingredientes que torna estes pastéis inimitáveis.

Bem, talvez nem tanto, porque dado o sucesso dos pastéis, muitas outras pastelarias tentaram imitar os de Belém, mas é quase impossível alcançar o “toque divino” dos pastéis de Belém.

Se alguém quiser aventurar-se a fazer uns pastéis de Belém, aqui deixo uma receita. Depois convidem-me para provar!

Onde comprar e preço

Os pastéis são umas pequenas tartes circulares com cerca de dez centímetros de diâmetro feitas de uma massa folhada, e recheadas com um creme suave à base de nata. São acompanhados com canela e açúcar em pó que podemos deitar a gosto por cima.

Quem quiser pode levar para casa, sabendo que ficará na mesma deliciado e que pode partilhar esse pequeno prazer com a família ou com os seus amigos. É ainda garantido 48 horas de frescura do produto, pelo que será aconselhável deixar a visita aos pastéis de Belém para o final da visita.

Há caixas de vários tamanhos (6, 10 unidades), o que não varia (a não ser que haja alguma oferta especial) é o preço por unidade.

O bolo inglês, os lacinhos, as bolachinhas do bom sucesso, o bolo do amor, o bolo de canela, as marmeladas, o bolo-rei e o bolo rainha são outras das especialidades aqui feitas que seguem as receitas tradicionais e que fazem as delícias dos mais gulosos. Para além de tudo isto, ainda podemos encontrar diferentes bebidas, sobretudo vinhos (experimente um copo de vinho do Porto com um Pastel de Belém).

A morada desta pastelaria é na Rua de Belém Nº 84 a 92, não sendo difícil de identificar, especialmente devido à fila de pessoas que esperam para comprar o seu Pastel de Belém. O toldo azul também a diferencia dos outros locais e pastelarias com menos afluência de visitantes.

O local é uma pastelaria de época muito bem conservada e com azulejos portugueses típicos, com uns bonitos adornos decorativos no tecto e lâmpadas antigas. Uma maravilha para a vista é passear os olhos pelas suas vitrinas e ver a variedade de produtos típicos aqui expostos.

Tem várias salas onde nos podemos sentar e provar os pastéis. É possível ainda reservar mesa e ver o menu online.

Também não será fácil encontrar esta pastelaria fechada, pois abre todos os dias, em horário de inverno das 8 às 23 horas (Outubro a Maio) e durante o verão das 8 às 24 horas.

Quem quiser conhecer o tradicional e verdadeiro sabor de Lisboa não pode deixar de provar os deliciosos pastéis de Belém, representativos não só da capital portuguesa como ainda da gastronomia portuguesa em geral.

 

Site Oficial | Pasteis de Belém

Exit mobile version