Portugal apresenta condições excepcionais para a prática do golfe, razão pela qual recebemos imensos turistas que procuram as melhores condições para a prática do seu desporto favorito.
Mas quais as origens do golfe? É a pergunta que hoje vamos tentar aqui responder.
Por todos os amantes deste nobre desporto é sabido que a origem do golfe se situa na Escócia, nos princípios do século XV, embora haja historiadores que afirmam que poderia ter tido a sua origem na Holanda ou na Roma Antiga. Ali existiria um jogo onde se usava um pau curvado e uma bola feita de plumas.
Ainda existem várias teorias sobre o seu nascimento, mas onde realmente alcançou o seu auge foi com o rei escocês James II, que inclusivamente se viu obrigado a promulgar uma lei que limitava a sua prática para evitar que os cidadãos deixassem de praticar tiro com arco.
Como esta lei foi ignorada pelos escoceses, nos princípios do século XVI o Rei Jacob IV da Escócia admitiu oficialmente este desporto e a sua neta Maria levou o jogo para França, onde apareceu pela primeira vez o termo cadete (caddy ou caddie).
Até ao ano de 1.600, o golfe era um autêntico êxito entre a aristocracia de Londres, que jogava com trajes de gala e no coração da cidade, partindo assim janelas e portas e causando feridos nos transeuntes. Essa foi a razão pela qual se começou a jogar no campo.
No século XVIII apareceram as primeiras associações de Golfe como a Honourable Company of Edinburgh Golfers (1744) ou a St. Andrews Society of Golfers (1754).
Imagens Creative Commons