Os segredos dos pilotos sobre os perigos das viagens de avião

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

Quantos de nós ao entrar num avião não conseguem evitar sentir uma sensação de medo e ansiedade? A verdade é que por muito que nos digam que viajar de avião é a forma de transporte mais segura do mundo, temos sempre na mente a imagem dos muitos casos de aviões que por algum motivo acabaram por se despenhar. Mas apesar disso, a maioria de nós continua a recorrer a este meio de transporte para viajar. Com efeito, e para podermos conhecer alguns lugares do planeta, não nos resta outro remédio que não seja andar de avião.

Mas porque estamos a falar sobre isso? Pois bem, ao navegar pela Internet descobrimos um estudo que não irá agradar nada a quem já não gosta de voar, mas de qualquer forma pensamos que será interessante conhecer. Foi publicado no Quora, uma rede social onde profissionais de diferentes sectores relevam os segredos das suas profissões, e onde falam sobre as condições (ou da falta) de segurança que até agora nenhum piloto se atreveu a contar em público. Quer saber quais são esses segredos? Então continue a ler este artigo!

perigos das viagens de avião

Aviões defeituosos

Segundo foi revelado pelos pilotos no Quora, existe a possibilidade de viajarmos num avião defeituoso. Embora a maioria de nós acredite que estes aparelhos são máquinas perfeitas e que são sujeitos a revisões minuciosas, a verdade é que (como qualquer outro veículo) os aviões não são máquinas infalíveis, sendo lógico que possam sofrer alguns problemas técnicos, como quaisquer outras máquinas. Um dos mais comuns é o corte de energia na cabine sem nenhum aviso prévio. No entanto, estas pequenas falhas não são suficientes para uma companhia aérea cancelar um voo. Acontece até muitas vezes esses problemas serem apenas resolvidos durante a viagem.

segredos dos pilotos de avião

Aterragens forçadas

Certamente que já leu alguma notícia ou viu no YouTube uma aterragem mais acidentada. Pois bem, segundo é relatado pelos profissionais da aviação nessa rede social, este tipo de aterragem sem sempre é acidental. Muitas vezes não resta outro remédio aos pilotos do que fazer uma aterragem brusca para evitarem derrapagens. Esta é uma situação mais frequente quando existe muita água na pista.

 

Pilotos a dormir

Este segredo que agora vamos desvendar provavelmente ainda lhe agradará menos do que os anteriores. Segundo o que foi revelado no Quora, é normal que os pilotos adormeçam durante o voo. Sim leu bem! É mesmo isso! Aparentemente e de acordo com um inquérito realizado por um sindicato de pilotos em 2012, parece que mais de metade dos pilotos faz uma “soneca” durante o voo. Talvez o tranquilize saber que os próprios pilotos não dão muita importância a este facto, até porque nestes casos o comando fica a cargo dos co-pilotos. Aparentemente, nos voos que duram entre 30 minutos e 10 horas apenas existem dois pilotos, mas nos voos de maior curso existem pilotos “suplentes” no avião. Por essa razão podem ir rodando o comando do avião entre eles.

perigos de viajar

Comida

Neste estudo do Quora também existem alguns dados sobre a alimentação dos pilotos. Durante o voo o piloto e o co-piloto nunca comem da mesma comida. Mas este é um dado que até nos deve tranquilizar, uma vez que assim se diminui drasticamente as probabilidades de ambos ingerirem alguma coisa estragada, evitando-se assim que o avião ficasse sem ninguém no comando. Curiosamente, muitas vezes os pilotos trazem a sua própria comida de casa, embora também seja costume optarem pelos menus da primeira classe.

 

Turbulência

Uma das coisas que mais receio provoca nos passageiros é a turbulência. Segundo contam os pilotos, para evitar a turbulência o melhor será viajar pela manhã, uma vez que a maioria das tempestades acontece durante a tarde e à noite. Por essa razão, se quiser viajar mais descansado e sem grandes turbulências, o melhor é viajar de manhã cedo.

turbulência

Máscaras de oxigénio

Por último, vamos falar sobre máscaras de oxigénio, embora o que vamos revelar não seja do agrado de ninguém. É que pelos vistos apenas existe oxigénio para 15 minutos após ser colocada a máscara.

Booking.com

Deixe o seu comentário

SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...