A Organização Mundial do Turismo publicou um relatório sobre o panorama internacional no sector, o que nos permite saber quais são os países menos visitados do mundo. Quer conhecê-los?
Não é de todo surpreendente que na lista dos 20 países menos visitados do mundo encontremos 10 que pertencem ao continente da Oceânia. É uma das regiões mais remotas do mundo e é mais difícil os turistas conseguirem visitar muitos dos países nesta zona. Outros países apenas ouvimos falar deles nas cerimónias de abertura dos Jogos Olímpicos. Basicamente o problema é haver poucas viagens para lá, apesar de serem países que merecem uma visita e que vale a pena conhecer.
É seguido muito próximo por Quiribati, com cerca de 5.000 visitas anuais.
Mas também na Europa há três países entre a lista dos menos visitados do mundo: a República de San Marino, o Liechtenstein e a Moldávia, com 60.000, 69.000 e 121.000 visitas em 2016, respetivamente. E até se pode dizer que qualquer um dos três podia receber bastantes visitantes devido à sua posição geográfica, e sobretudo devido à sua capacidade económica, como é o caso dos dois primeiros.
Em África temos três países entre os menos visitados. Estes são a Serra Leoa (54.000 visitas), a Eritreia (142.000 visitas) e o Benim (267.000 visitas).
Também é de assinalar que foram excluídos deste estudo os países devastados por guerras como a Síria ou o Afeganistão. Também foram excluídos outros países como o Bangladesh, o Paquistão ou a Guiné porque não havia dados de estudo, mas que nos anos anteriores estavam nos primeiros lugares desta lista.
Abaixo fica a lista com os 20 países menos visitados. E a verdade é que pelo menos no caso dos países das Caraíbas ou da Oceânia até são bem apetecíveis em termos turísticos.
Por favor, deixe-nos a sua experiência se já visitou algum deles.
- Tuvalu (Oceânia)
- Quiribati (Oceânia)
- Niue (Oceânia)
- Ilha de Montserrat (Caraíbas)
- Ilhas Marshall (Oceânia)
- Samoa Americana (Oceânia)
- Ilhas Salomão (Oceânia)
- Estados Federados da Micronésia (Oceânia)
- Serra Leoa (África)
- San Marino (Europa)
- Tonga (Oceânia)
- Liechtenstein (Europa)
- Timor-Leste (Ásia)
- Dominica (Caraíbas)
- Anguila (Caraíbas)
- São Vicente e Granadinas (Caraíbas)
- Vanuatu (Oceânia)
- Nova Caledónia (Oceânia)
- São Cristóvão e Neves (Caraíbas)
- Moldávia (Europa)