peneda gerês

Parque Nacional da Peneda Gerês: Maravilha natural

peneda gerêsO Parque Nacional da Peneda Gerês é uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal. Venceu a categoria Zonas Protegidas. Prémio justo.
Este Parque é a única área protegida portuguesa que possui a categoria de Parque Nacional, o nível mais elevado de classificação das áreas protegidas, totalizando uma área de 70 290ha.
Engloba sítios de diferente riqueza natural nos quais importa preservar a biodiversidade dos habitats endémicos. Um desses sítios – a Mata de Albergaria – é uma das reservas naturais mais importantes do Parque Nacional da Peneda-Gerês e das maiores atracções naturais de Portugal, pela rara e impressionante beleza paisagística, pelo valor ecológico e variedade de fauna e flora.
A serra do Gerês é uma área natural protegida, inserida no Parque Nacional da Peneda Gerês, cujo principal agente natural modelador é a água. Nela avultam cascatas, lagoas, miradouros, fauna e flora endémica, aspectos geológicos e geomorfológicos que, interligados numa autenticidade espontânea e natural, lhe conferem um estatuto privilegiado.
Acrescentam-se a este património natural e ecológico os locais que proporcionam a observação das várias paisagens da serra do Gerês. Os Serviços florestais, que se estabeleceram no Gerês em 1888, foram os senhores desta serra e efectuaram plantações que contribuíram para o embelezamento dos espaços e edificaram um conjunto de construções cujo valor é inegável, como caminhos florestais, pontes, aquedutos, casas dos guardas e outros sítios que ainda hoje dão nome à serra: a ponte do rio Arado e os miradouros da Pedra Bela, Junceda, Boneca, Mirante Velho e Mirante Novo e Fraga Negra.
3

Sem comentários

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...