sintra

Um passeio romântico por Sintra para celebrar a chegada do outono

palacio nacional de sintraA chegada do outono faz com que pensemos nas viagens de uma forma diferente. Será provavelmente a melhor altura do ano para viajar com alguém especial e visitar lugares atraentes e que convidam a longos passeios românticos.

Por exemplo, podemos escolher uma das cidades mais elegantes de Portugal, Sintra. Apenas a meia hora de Lisboa, esta cidade tem muitos palácios e castelos por onde pode planear um belo percurso romântico.

Podemos começar por visitar o Palácio Nacional de Sintra com as suas peculiares chaminés em forma de cone. Os pátios, as janelas de arco e os azulejos geométricos fazem parte do seu encanto. Foi construído no século XVI e mantém parte das suas características dessa época.

sintraA visita romântica a Sintra continua com uma visita ao Palácio da Pena. Não fica propriamente na cidade, mas na serra que a rodeia. É o expoente máximo do romantismo português do século XIX. Os tons amarelos e vermelhos combinam com o verde da vegetação, criando um contraste a que une também o azul do céu. Trata-se de uma imagem icónica de Sintra pela variedade de cores e pela força da imagem. À sua volta está o Parque da Pena, que também foi pensado seguindo as normas do Romantismo, com caminhos, bancos de pedra e pequenos jardins com plantas de todo o mundo.

O Castelo dos Mouros fica próximo do Palácio da Pena e é o segundo maior em importância após o Castelo de São Jorge em Lisboa. Foi construído pelos árabes e conquistado por D. Afonso Henriques, sendo considerado Património da Humanidade pela UNESCO. Daqui temos uma visão impressionante do oceano Atlântico e dos palácios de Sintra e da Pena.

castelo dos mourosContinuando este percurso, chegamos ao Palácio Nacional de Queluz. A destacar a combinação de estilos barroco, rococó e neoclássico, reminiscências do estilo de vida da corte nos séculos XVIII e XIX. Próximo do palácio encontramos várias zonas verdes, com estátuas a representar figuras da mitologia clássica.

A quatro quilómetros de Sintra fica o Palácio de Monserrate. A inspiração na arquitectura gótica, indiana e mourisca torna este palácio num exemplo formidável entre tantos outros edifícios impressionantes. O parque onde se insere é um dos mais interessantes de Portugal, graças aos seus ricos jardins botânicos.

poço iniciáticoA visita à Quinta da Regaleira é também obrigatória, não só para descobrir o palácio, mas também a torre octogonal, a fachada da Capela da Santíssima Trindade e o poço iniciático. O poço iniciático é uma galeria circular em forma de espiral com uma profundidade de 27 metros que é um dos locais mais fotografados de Sintra. Os jardins com grutas, lagos e estátuas fazem parte de uma paisagem que levamos na mente como recordação.

palacio nacional de mafraUm pouco mais a norte e a cerca de meia hora de Sintra temos ainda o Palácio Nacional de Mafra que representa o significado de ‘Obra de Arte Total’. O Palácio de Mafra é uma colecção de edifícios que reúnem arquitectura, escultura, pintura, música, livros, textos, etc. Neste ano de 2017 foram celebrados os 300 anos do início das obras da construção, havendo actividades culturais para todos os gostos e visitantes.

O que espera para conhecer ou revisitar estes lugares mágicos e românticos?

1

Sem comentários

Deixar um comentário

SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...