Património da Humanidade em Portugal

Património da Humanidade em Portugal

Entre as riquezas patrimoniais de Portugal, há algumas tão valiosas que fazem parte da lista de Património da Humanidade da UNESCO. É por isso que merecem uma visita demorada por parte de quem visita o nosso país pois são monumentos maravilhosos e com muita história.
São monumentos que fazem parte da história nacional, mas que também têm um grande valor arquitectónico, para além da sua beleza natural e transcendência histórica.
É por isso que hoje vamos fazer um pequeno “passeio” pelos locais que são Património da Humanidade em Portugal.

Convento de Cristo em Tomar

Património da Humanidade em PortugalO Convento de Cristo fica na bela cidade de Tomar. Pertenceu à Ordem do Templo e é um dos principais monumentos da arquitectura portuguesa. Foi construído pelo Grande Mestre do Templo de Portugal, D. Gualdim Pais. É ainda possível encontrar ali vestígios da passagem dos monges guerreiros e dos seus herdeiros, a Ordem de Cristo.

Zona Central da Cidade de Angra do Heroísmo nos Açores

Património da HumanidadeA cidade de Angra do Heroísmo fica na ilha Terceira, no arquipélago dos Açores. Era um porto de grande importância entre os séculos XV e XIX. As fortificações de São Sebastião e São João Baptista, do século XVI, são exemplos únicos de arquitectura militar. Toda a zona central da cidade de Angra do Heroísmo foi restaurado após o terramoto de 1980.

Mosteiro da Batalha

mosteiro da batalhaO Mosteiro da Batalha, cujo nome real é Convento de Santa Maria da Vitória, foi erguido por ordem do Rei Dom João I, para celebrar a vitória portuguesa na batalha de Aljubarrota. É ainda um excelente exemplo da arquitectura gótica tardia em Portugal.

Mosteiros dos Jerónimos e Torre de Belém em Lisboa

mosteiro dos jeronimosO Mosteiro dos Jerónimos e a Torre de Belém em Lisboa são dois magníficos monumentos que ficam apenas a alguns minutos a pé do centro de Lisboa. O primeiro é um antigo mosteiro da Ordem de São Jerónimo e fica junto ao rio Tejo na zona de Belém, sendo uma das obras arquitectónicas em maior destaque de Portugal. Por outro lado, a Torre de Belém é um dos maiores exemplos da arquitectura manuelina, e que funcionava como centro de recolha de impostos aos navios que pretendiam atracar na cidade, tendo tido ainda um papel relevante durante a época dos descobrimentos.

Centro Histórico de Évora

evoraO Centro histórico da cidade de Évora tem origens que datam da época do Império romano. Conserva ainda vestígios de diversas civilizações e culturas, como por exemplo celtas, romanos, árabes, judeus e cristãos que tiveram grande influência na cultura eborense.

Mosteiro de Alcobaça

mosteiro de alcobaçaO Mosteiro de Alcobaça é a primeira obra gótica erguida em solo português. A sua construção começou em 1178, e foi um dos centros da Ordem de Cister.

Centro Histórico do Porto, Ponte D. Luís I e Mosteiro da Serra do Pilar

portoA cidade do Porto foi construída nas colinas que dominam a foz do rio Douro e o seu valor está na paisagem urbana com mais de dez séculos de história, que podemos apreciar no centro histórico, no Mosteiro da Serra do Pilar e na Ponte D. Luís I.

Floresta Laurissilva na Madeira

floresta laurissilvaA floresta laurissilva da Madeira é um espaço natural protegido e classificado como Património Mundial natural da UNESCO. É muito apreciada por ser um tipo de floresta abundante em épocas passadas, mas que actualmente quase está extinta e que vai resistindo em alguns (poucos) lugares da Macaronésia.

Centro Histórico de Guimarães

padrão do saladoEsta cidade histórica está intimamente relacionada com o nascimento da identidade nacional portuguesa no século XII, constituindo um exemplo excepcionalmente bem conservado da evolução de uma localidade medieval para uma cidade moderna.

Alto Douro Vinhateiro

alto douro vinhateiroÉ uma região classificada como Património da Humanidade, na categoria de paisagem cultural e que está rodeada de uma paisagem montanhosa que lhe dá características mesológicas e climáticas bastante particulares. Ocupa uma área com mais de 26.000 hectares. É uma região cruzada pelas águas do Rio Douro e faz parte do chamado Douro Vinhateiro (Douro Vinícola). Aqui é produzido vinho há mais de 2000 anos, destacando-se o célebre Vinho do Porto.

Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico

Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do PicoA paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico constitui uma área de 987 hectares na ilha do Pico, a segunda maior ilha do arquipélago dos Açores. Podemos destacar o admirável padrão de muros que protege as vinhas do mar e dos ventos marítimos.

Cidade-Quartel Fronteiriça de Elvas e suas fortificações

Cidade-Quartel Fronteiriça de Elvas e suas fortificaçõesElvas alberga a maior colecção de fortificações baluarte do mundo, incluída pela UNESCO juntamente com o seu belo centro histórico. A cidade foi fundada pelos romanos e chamava-se nesses tempos Alpesa.

Universidade de Coimbra: Alta e Sofia

onde comer em coimbraFoi uma das mais recente “aquisições” do Património UNESCO, em reconhecimento não só do valor arquitectónico deste centro universitário, como também por se ter transformado numa “referência no desenvolvimento de outras instituições de estudos superiores no mundo de língua portuguesa, onde exerceu uma grande influência tanto no ensino como na literatura”.

Paisagem Cultural de Sintra

Paisagem Cultural de SintraPrimeira “paisagem cultural” a ser inscrita como Património Mundial, prevalece em Sintra o jogo entre a natureza e a ação do homem que modificou a sua roupagem vegetal e a harmonizou, combinando os grandes monumentos como o Palácio Real, dos séculos XIII-XVI e o Palácio da Pena, do século XIX com exemplos da arquitetura tradicional e vernacular.

Vale do Côa

vale do côaInscrito na Lista da Unesco como Património da Humanidade em 1998, o Vale do Côa é considerado “o mais importante sítio com arte rupestre paleolítica de ar livre”. O sítio arqueológico divide-se em dois eixos fluviais principais: 30 quilómetros ao longo do rio Côa – Faia, Penascosa, Quinta da Barca, Ribeira de Piscos, Canada do Inferno – e 15 quilómetros pelas margens do rio Douro – Fonte Fireira, Broeira, Foz do Côa, Vermelhosa, Vale de José Esteves, Vale de Cabrões.

Museu Machado de Castro em Coimbra

Museu Machado de Castro em CoimbraO Museu Nacional de Machado de Castro, monumento nacional desde 1910, situa-se no antigo Paço Episcopal de Coimbra, que por sua vez se vem instalar no local do forum da cidade em época romana, do qual resta o impressionante criptopórtico. Neste museu nacional encontram-se depositadas mais de uma centena de obras consideradas Tesouro Nacional, sendo que parte significativa e qualificada da colecção provém de antigos colégios universitários, igrejas ou mosteiros que se encontram já na área classificada (Sé Velha, Sé Nova, Mosteiro de Santa Cruz, por outros).

Real Edifício de Mafra (Palácio, Basílica, Convento, Jardim do Cerco e Tapada)

palacio nacional de mafraO Real Edifício de Mafra é formado pelo Palácio que cerca a Basílica, cujo frontispício axial une os Paços do Rei e da Rainha, um Convento, um Jardim e uma Tapada, sendo uma das mais magnificentes obras de D. João V que dispôs de privilegiadas condições culturais e económicas para ombrear com as restantes monarquias europeias.

Bom Jesus de Braga

bom jesusO Santuário do Bom Jesus do Monte em Braga constitui um conjunto arquitectónico e paisagístico construído e reconstruído a partir do século XVI, no qual se evidenciam os estilos barroco, rococó e neoclássico. Compõe-se de um “Sacro Monte”, de um longo percurso de via-sacra atravessando a mata, de capelas que abrigam conjuntos escultóricos evocativos da morte e ressurreição de Cristo, fontes e estátuas alegóricas, da Basílica, culminando no “Terreiro dos Evangelistas”.
Booking.com
3

Sem comentários

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...