Peniche, a capital das ondas

Peniche, a capital das ondas

Peniche, a capital das ondasHoje visitamos as grandes ondas de Peniche, a cidade mais ocidental da Europa e onde está localizado o maior porto tradicional de Portugal, com excelentes infraestruturas para o turismo e para actividades ligadas ao mar.

Peniche é uma cidade do distrito de Leiria, junto ao Oceano Atlântico, ao Cabo Carvoeiro e ao arquipélago das Berlengas.

Chegamos a Peniche vindos de Óbidos pela autoestrada A8 até Pinhal, e daqui pela nacional 114 rumo ao mar passando por Atouguia da Baleia. Separa-nos do Porto uns 240 quilómetros, cerca de 8o quilómetros de Lisboa e 380 de Faro. Novas paisagens se nos apresentam pela frente que nos obrigam a contemplá-las quase com respeito devido à sua grande beleza e pelo imenso património histórico, cultural e religioso.

Peniche tem uma enorme variedade de recursos para agradar ao turista. As extensas praias ao longo da costa são consideradas ideais para a prática de todo o tipo de desportos náuticos e especialmente procuradas pelos surfistas. Peniche é conhecida como a capital da onda portuguesa.

Fortificações e monumentos religiosos constituem o imponente património de Peniche. O artesanato local também é muito admirado, onde se destacam as famosas Rendas de Bilros.

Consequência directa da sua estreita relação com o mar e da tradição piscatória das suas gentes, a gastronomía de Peniche é dominada por pratos que incluem peixe e marisco, sendo sobretudo conhecida a “caldeirada de Peniche” e a sardinha assada. Mas também os doces marcam a sua presença com especialidades locais que não podemos deixar de saborear como os Pastéis de Peniche, os Amigos de Peniche, e uns biscoitos de amêndoa chamados “esses” que são as principais especialidades, fazendo da gastronomia um dos pontos altos e mais atractivos desta região.

Mas a nossa missão é descrever e descobrir as praias de Peniche, assim logo após uma visita pelos pontos de interesse da cidade, vamos visitar as belas praias desta zona.

A lista é extensa e composta pelas seguinte praias: Supetubos, Praia do Porto do Areia Sul, Praia da Cova de Alfarroba/Baía, Praia da Gamboa, Praia de Peniche de Cima, Praia do Baleal Campismo, Praia do Baleal Sul, Praia do Baleal Norte/Lagido, Praia da Consolação, Praia de São Bernardino e Praia do Molhe Leste.

A poucos quilómetros do Porto de Peniche ficam as Ilhas Berlengas, que escondem um mundo de segredos naturais impossíveis de ignorar.

As praias do Baleal são ideais para quem se quer iniciar na prática do windsurf e formam um extenso areal banhado por águas relativamente calmas. Aqui encontramos campos de ténis, piscinas, discotecas e um centro hípico.

Com tantas tentações junto a um mar de aguas transparentes, praias limpas e ordenadas que se estendem por vários quilómetros desde a Foz do Arelho até Santa Cruz, mais o imenso património natural e arquitectónico, abandonar as praias de Peniche parece um acto pouco recomendado se o que procuramos é um lugar onde a alma e o corpo encontrem paz.

Foto: hungrybrowser no Flickr

Sem comentários

Deixar um comentário

SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...