Piódão, uma das mais belas aldeias de Portugal

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

piodaoHoje vamos conhecer um pouco sobre Piódão, uma pequena povoação que é considerada como sendo uma das mais belas aldeias de Portugal. Piódão tem pouco mais de cem habitantes e fica localizada no distrito de Coimbra, mais concretamente na Serra do Açor e no concelho de Arganil.

Piódão foi classificada de interesse público a partir de 1978, beneficiando assim de alguma proteção. Mas só a partir da sua integração no projecto das Aldeias Históricas de Portugal é que esta aldeia viu o seu conjunto urbanístico mais salvaguardado. Ou seja, no âmbito desse programa todas as casas em cimento e telhados de telha foram convertidas em paredes de xisto e telhados de lousa, valorizando assim a riqueza arquitectónica do Piódão. As suas típicas casas de xisto e lousa, com janelas em madeira e pintadas de azul, descem graciosamente a encosta da serra, formando um anfiteatro nesta serra ingrime. Piódão é também chamada por muitos como sendo a “aldeia presépio”.

piódãoA localização actual não é a original, tendo sido deslocada para esta zona por volta do século XV, adaptando-se ao terreno para a construção destas casas que parecem sobrepor-se umas às outras. A aldeia conserva-se tal como foi construída e os seus habitantes esforçam-se por manter os costumes, o que dá a esta aldeia histórica um aspecto muito particular e que parece ainda pertencer a tempos antigos. Piódão manteve-se assim porque esteve quase isolada do resto do mundo durante muito tempo, uma vez que o acesso era apenas possível por difíceis caminhos de terra.

aldeias históricas de portugal

Património a visitar no Piódão

Actualmente já existem estradas asfaltadas que permitem mais facilmente chegar ao Piódão, permitindo-nos assim descobrir e desfrutar desta bela aldeia histórica. Do seu património faz parte a Igreja Matriz, situada na praça principal, sendo o elemento que mais se destaca do cinzento da aldeia, pintada de azul e branco. Datada do século XVII, a sua fachada foi reconstruída no século XIX ao estilo neoclássico. Pode também visitar a Capela de São Pedro, situada no cimo do emaranhado de casas que compõe a aldeia e que passa muitas vezes despercebida aos visitantes.

Capela de São Pedro PiódãoPara terminar, aconselhamos uma visita ao Museu do Piódão, também situado na praça principal, e que é uma extensão do Museu Etnográfico de Arganil, onde se recorda a vida na aldeia. Com muitas peças doadas pelos habitantes, funciona como uma mostra da memória colectiva da freguesia de Piódão.

Para terminar resta-nos dizer que Piódão é um lugar ideal para quem quer fugir do reboliço da vida nas cidades. Quem quiser aqui passar algum tempo pode contar já com uma boa oferta turística, com alojamento, restauração, e diversas lojas com o que de mais tradicional se produz na aldeia, entre artesanato, licores, mel, pão ou outros deliciosos produtos gastronómicos.

O que está à espera para fazer uma escapadela até Piódão, uma das Aldeias Históricas de Portugal?

Booking.com

One Response

Deixe o seu comentário

SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...