Piódão foi classificada de interesse público a partir de 1978, beneficiando assim de alguma proteção. Mas só a partir da sua integração no projecto das Aldeias Históricas de Portugal é que esta aldeia viu o seu conjunto urbanístico mais salvaguardado. Ou seja, no âmbito desse programa todas as casas em cimento e telhados de telha foram convertidas em paredes de xisto e telhados de lousa, valorizando assim a riqueza arquitectónica do Piódão. As suas típicas casas de xisto e lousa, com janelas em madeira e pintadas de azul, descem graciosamente a encosta da serra, formando um anfiteatro nesta serra ingrime. Piódão é também chamada por muitos como sendo a “aldeia presépio”.
Património a visitar no Piódão
Actualmente já existem estradas asfaltadas que permitem mais facilmente chegar ao Piódão, permitindo-nos assim descobrir e desfrutar desta bela aldeia histórica. Do seu património faz parte a Igreja Matriz, situada na praça principal, sendo o elemento que mais se destaca do cinzento da aldeia, pintada de azul e branco. Datada do século XVII, a sua fachada foi reconstruída no século XIX ao estilo neoclássico. Pode também visitar a Capela de São Pedro, situada no cimo do emaranhado de casas que compõe a aldeia e que passa muitas vezes despercebida aos visitantes.
Para terminar resta-nos dizer que Piódão é um lugar ideal para quem quer fugir do reboliço da vida nas cidades. Quem quiser aqui passar algum tempo pode contar já com uma boa oferta turística, com alojamento, restauração, e diversas lojas com o que de mais tradicional se produz na aldeia, entre artesanato, licores, mel, pão ou outros deliciosos produtos gastronómicos.
O que está à espera para fazer uma escapadela até Piódão, uma das Aldeias Históricas de Portugal?