porto moniz

Porto Moniz: As Incríveis Piscinas Naturais da Madeira

piscinas de porto monizA Ilha da Madeira não deixa nunca de fazer as delícias de todos quantos gostam de natureza. As suas montanhas, e sobretudo a sua costa, maravilham todos os anos milhares de turistas que não deixam passar a oportunidade de conhecer localidades tão belas como Porto Moniz.

Mar e piscina. São esses os dois principais remédios que temos para combater o calor dos meses de verão. São duas soluções bastante agradáveis, mas não tanto como termos a possibilidade de combinar as duas, e neste caso mais ainda porque é um lugar realmente espectacular, pois é isso precisamente o que nos oferece esta pequena localidade na Ilha da Madeira. São as piscinas naturais de Porto Moniz que já são há algum tempo uma das grandes referências do turismo na Madeira.

Porto Moniz é uma localidade apenas com cerca de 3.000 habitantes e que fica na zona noroeste da ilha da Madeira. A sua oferta hoteleira não é muito grande (embora se tenha vindo a desenvolver nos últimos anos), mas já é actualmente destino para milhares de turistas que não querem deixar a Madeira sem conhecer este lugar primeiro, passando ali pelo menos um dia e desfrutando de um refrescante banho nas suas piscinas naturais.

porto monizAs piscinas naturais de Porto Moniz são o lugar favorito de muitos madeirenses. Estas piscinas são basicamente um recinto em rocha vulcânica que se enche com as águas cristalinas do Atlântico. Formam assim umas incríveis piscinas que fazem as delícias de qualquer um que ali vá tomar um refrescante banho. Assim, rodeados por estranhas formações de lava, podemos tomar um banho enquanto apreciamos as vistas espectaculares para o oceano Atlântico. E se ainda tivermos tempo, devemos aproveitar para apreciar as lindas cores do pôr-do-sol no horizonte.

Mas Porto Moniz tem muito mais para oferecer. A paisagem montanhosa deixa-nos sem fôlego e as suas águas são um paraíso para qualquer mergulhador. Em termos de edifícios históricos, há a destacar sobretudo o forte de São João Baptista, construído em 1730 para proteger Porto Moniz dos assaltos dos piratas. Esta é uma estrutura imponente que foi restaurada há alguns anos e que actualmente alberga o aquário da Madeira, lugar onde se recolhem exemplares de mais de setenta espécies distintas de habitantes do Oceano Atlântico.

floresta laurissilvaAproveite ainda para apreciar as vistas do Miradouro da Santa que oferece incríveis panorâmicas do Oceano Atlântico e de Porto Moniz.

Não muito longe dali podemos encontrar também o Centro de Ciência Viva, um lugar curioso onde podemos explorar uma mostra interessante que mistura ciência com objectos culturais de todo o género.

E se sairmos um pouco da vila e dermos um passeio pelas montanhas que rodeiam Porto Moniz, podemos conhecer as famosas levadas. Também na região de Porto Moniz existem alguns percursos que merecem ser percorridos, ou não fosse esta zona que tem a maior parte da floresta Laurissilva.

E para terminar a  nossa viagem, nada melhor do que fazê-lo tirando uma foto no Miradouro da Santa. Como já referimos, é um excelente ponto para admirar as paisagens de Porto Moniz e de onde podemos tirar magníficas fotos. Esta será a melhor recordação de um dia bem passado na Ilha da Madeira.

Booking.com
3

Sem comentários

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...