Situado na iconográfica Rua das Flores, no centro histórico do Porto, o novo hotel de 5 estrelas do grupo PortoBay foi oficialmente inaugurado na passada sexta-feira, dia 6 de setembro.
Tem 66 quartos, spa e piscina interior, ginásio, restaurante, bar com esplanada para a rua, pátio ajardinado, quartos com vista sobre a cidade e espaço para reuniões. Este é o segundo hotel do grupo no Porto, depois da aquisição do 4 estrelas, Hotel Teatro, agora PortoBay Hotel Teatro, em dezembro do ano passado.
“O hotel PortoBay Flores surge no seguimento do interesse do grupo PortoBay em ter representação nas principais cidades do país, com uma oferta alargada no segmento de 5 e 4 estrelas”, explica António Trindade, Presidente e CEO do grupo, acrescentando que “este hotel corresponde a uma vontade de diversificação de produto hoteleiro, indo à procura de edifícios com características fortemente diferenciadas e com a melhor localização possível.” “Deste modo, este nosso novo hotel preenche os nossos objetivos em termos de realidade urbana em Portugal, reproduzindo o nosso exemplo em Lisboa, com o PortoBay Liberdade e PortoBay Marquês”, acrescenta.
O legado histórico de um hotel com alma quinhentista
O novo hotel cinco estrelas da cidade do Porto apresenta-se numa fusão entre o clássico e o contemporâneo, conjugando um palacete do século XVI e um edifício construído de raiz.
O desafio do arquiteto Samuel Torres de Carvalho passou por preservar e integrar os elementos originais da traça do palacete com 500 anos de história, de forma a assegurar a sua identidade, unindo a ala histórica à nova edificação. Na fachada mantém-se as grandes portas de madeira, os janelões sobrepujados por frontões triangulares, as varandas de ferro forjado e as cantarias de pedra onde figura o brasão quinhentista que enquadra o vão central.
O projeto de interiores é da autoria da arquiteta Catarina Cabral e foi concedido no sentido de fazer um grande contraste entre o clássico do próprio edifico com o design moderno das peças escolhidas. Privilegiaram-se ainda espaços com boas circulações que deixassem o edifício falar por si só.
No interior, as antigas cavalariças do palacete deram lugar à entrada do hotel. O piso e a imponente escadaria foram restaurados e as lajes de granitos originais continuam a marcar presença. Destacam-se ainda outros elementos da época como os bonitos azulejos, janelas, motivos decorativos em pedra original e um antigo forno de cozinha que une o edifício do palacete à ala nova do hotel.
Entre a ala nova e o palacete surge um amplo pátio pavimentado em lajes de granito, onde reside mais um dos muitos segredos do Porto, uma pequena capela barroca cuja data se atribui à época das obras de renovação do imóvel, a meados do século XVIII, de autoria do artista italiano Nicolau Nasoni, com emblemáticos trabalhos na cidade do Porto, onde se destacam a emblemática Torre dos Clérigos e a igreja da Misericórdia, mesmo ao lado do hotel PortoBay Flores.
O conceito do modernismo clássico aliado ao conforto do século XXI
O projeto do hotel conta com 55 quartos no edifício novo e 11 no antigo palacete. São sete tipologias de quarto disponíveis para diferentes experiências, que contam com camas espaçosas (2 metros de largura, na grande maioria), e todas as comodidades, o que garante o conceito de conforto que carateriza a marca PortoBay. Dos pisos superiores revela-se das amplas janelas e varandas aquilo que talvez melhor caraterize a cidade: uma vista fantástica sobre o casario recuperado, onde se destaca a Sé do Porto, e que se prolonga até ao rio Douro.
O restaurante Bristô Flores, aberto ao público, apresenta-se na cidade com um conceito de bistronomia tendo como ambiente os salões nobres do palacete. Orientado pelo Chefe Nuno Miguel, a cozinha conjuga a autenticidade do bistrô com toques de alta gastronomia, com produtos de qualidade, sabores portugueses e serviço simplificado.
Na entrada do hotel, o Bar dos Maias oferece opções de bebidas e refeições ligeiras ao longo do dia. Com esplanada e acesso direto pela Rua das Flores, este cocktail bar permite desfrutar do ambiente da rua pedonal do centro histórico do Porto. O nome presta tributo à família dos Maias, a última a habitar este palacete.
O Mandalay Spa do hotel PortoBay Flores oferece três salas de tratamento, sauna, banho turco e ginásio. A área de relaxamento liga-se à piscina interior aquecida com luz natural. As terapias são oriundas do Sudeste Asiático e baseadas na medicina Indiana e Tailandesa.