Hoje vamos até à Ilha de Tavira, na zona do sotavento algarvio para conhecer uma das mais belas praias de Portugal. Trata-se da Praia do Barril, que se caracteriza por ter um areal tranquilo de areia branca, fina e com águas azuis e cristalinas.
Uma curiosidade em relação a esta praia: o seu passado está ligado à pesca do atum.
Quer saber mais sobre esta bela praia algarvia? Então não perca o que lhe vamos contar a seguir!
Uma praia bela e limpa
A Praia do Barril faz parte do Parque Natural da Ria Formosa. É uma praia muito procurada pela extensão, beleza natural e águas tranquilas. Fica junto ao aldeamento turístico das Pedras d’El Rei, sendo também conhecida por Pedras Del Rei. É uma praia que fica entre o mar e a ria.
Mas sem dúvida que uma das principais atracções desta praia é a sua beleza, a areia branca e fina e a água azul e cristalina.
Outro ponto importante é que é uma praia das mais limpas que podemos encontrar no Algarve. A praia está dotada de todos os habituais apoios de praia, chapéus e espreguiçadeiras, bem como vigilância, bares, restaurantes e ainda um centro náutico.
Cemitério de Âncoras
Como referimos anteriormente, uma das coisas que torna esta praia especial é o seu passado relacionado especialmente com a pesca do atum e que ainda está presente. Com efeito, na zona das dunas podemos ver um cemitério de âncoras, o que nos recorda que aqui havia uma aldeia de pescadores. As antigas casas dos pescadores foram transformadas em restaurantes e lojas.
Trajecto de comboio
Para chegar à Praia do Barril é preciso atravessar uma ponte sobre a ria. Depois, o comboio que transporta os veraneantes até ao extenso areal desloca-se aos solavancos por entre o sapal da Ria Formosa durante um trajecto que vale verdadeiramente a pena, entre outras coisas, porque permite observar uma grande variedade de espécies vegetais e animais.
Também pode escolher fazer o percurso a pé. É mais árduo, mas também mais saudável e ecológico e, o passeio pedestre permite observar mais de perto a variedade da fauna e flora locais.
Imagens por Andre Ribeirinho, Andre Ribeirinho, Toni Castillo Quero e Tolbxela no Flickr.