Existem vários argumentos ou motivos pelos quais um bilhete de avião de uma low-cost custa menos do que o de outra companhia aérea. Aqui pode ver todas as razões que são dadas pelas próprias companhias e outras que nós acrescentamos:
Horários: Costumam voar em horários menos frequentados pelas outras companhias e que não são os mais cómodos para os viajantes.
Penalização pelo excesso de bagagem: os limites de peso são muito baixos, por isso recuperam o valor facturando os quilos extra.
Facturação de serviços extra: os passageiros devem pagar por qualquer serviço considerado “adicional”.
Multi-tasking dos empregados: o pessoal da companhia, que realiza múltiplas tarefas, não é pessoal especializado e por isso é menos remunerado.
Uniforme do pessoal: Enquanto as grandes companhias contratam designers reconhecidos para fornecer o vestuário, a Easyjet, por exemplo, abre um concurso de design do vestuário entre os próprios empregados e paga ao vencedor um prémio “modesto”.
Taxas de aeroporto: São evitados ao máximo os atrasos. Por trás desta medida não está apenas a pontualidade, mas também tentar reduzir os altos custos que implica o tempo que o avião está em terra.
Por vezes os preços das companhias tradicionais já são muito competitivos com o devido respeito às low-cost. Às vezes e pagando apenas mais 20 ou 30 euros viajamos a uma hora razoável, somos melhor atendidos e iremos ter um voo mais sossegado.
Em última instância a poupança é repercutida tanto na nossa comodidade como na nossa segurança.
E você conhece mais alguma razão pela qual as companhias aéreas low cost possam praticar as tarifas mais baixas nos bilhetes de avião?