tóquio

Qual é a cidade mais populosa do mundo?

tóquioSe detesta aglomerações, então Tóquio não é uma cidade para si. E este facto não recente, pois Tóquio é a cidade mais populosa do mundo há já bastantes anos.
Na capital do Japão vivem nada mais, nada menos, do que 37,4 milhões de pessoas. Para fazer uma pequena ideia deste número, é quase como multiplicar por 3,5 a população total de um país como Portugal.
cidade mais populosa do mundo

Evitando o caos através da ordem

Apesar de aqui viver imensa gente, o caos não se apoderou de Tóquio, tal como sucede em outras cidades que aparecem no Top 10 de população, como por exemplo Nova Deli (Índia) ou Daca (Bangladesh).
Os japoneses são pessoas educadas que cumprem as normas. Para além disso, têm uma cultura que evita com que as ruas de Tóquio se transformem em formigueiros humanos. Há ainda a referir o desenvolvimento económico, o que também ajuda a dar uma maior sensação de ordem e organização.
Tóquio já mudou muito desde a sua fundação em 1457. Apesar de ainda preservar uma grande quantidade de edifícios do Japão mais tradicional, os japoneses souberam adaptar-se aos novos tempos, erguendo arranha-céus que evidenciam estarmos numa das maiores potências económicas mundiais.
A superfície de Tóquio é de 13,555 km2, o que significa que tem uma densidade de 14.000 habitantes por quilómetros quadrado. Este valor é mais ou menos o dobro de Nova Iorque. A cidade está dividida em 23 bairros, um distrito e quatro subprefeituras.
japão

Porque vive tanta gente em Tóquio?

A capital nipónica não é a cidade mais populosa do mundo por acaso. Ali existem imensos postos de trabalho, e esse facto fez com que durante décadas milhões de pessoas de outros pontos do país se tenham mudado para Tóquio.
97% da população é japonesa. Os restantes 3% são relativos às minorias chinesas e coreanas. Isso explica que as crenças religiosas estejam bastante repartidas, havendo 38% budistas, 21% xintoístas e 13% cristãos.
Outro aspecto que explica o elevado número de habitantes tem a ver com a taxa de natalidade e mortalidade. Após a Segunda Guerra Mundial a natalidade caiu drasticamente e o seu crescimento até seria equivalente ao de qualquer outra cidade moderna. A diferença é que a esperança de vida tem vindo a aumentar drasticamente ao longo dos anos.
curiosidades

Tóquio já não é o que era

Como já referimos anteriormente, Tóquio é uma cidade que mistura edifícios tradicionais com edifícios modernos. Hoje em dia há uma maior predominância destes últimos. Antigamente as casas eram de madeira e não tinham mais do que dois andares, ao passo que agora são construídos arranha-céus destinados a habitação e escritórios.
Hoje em dia é difícil serem construídas casas com jardim, pátio e capela próprios, pois a procura é grande e as empresas de construção tentam obter o máximo partido e rentabilidade dos terrenos erguendo prédios com muitos andares.
3

Sem comentários

Deixar um comentário

SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...