férias no algarve

Quanto custa fazer férias no Algarve? Orçamento detalhado de viagem!

Portugal é um país relativamente barato para se viajar e até mesmo o Algarve não é excepção. Se está a planear umas férias com um orçamento curto, não terá dificuldade em encontrar opções que se adaptem às suas necessidades. E se o seu orçamento for um pouco mais generoso pode desfrutar de alguns pequenos luxos! Neste artigo vamos dar-lhe alguns preços para que possa saber quanto custa viajar para o Algarve.
viajar no algarve

Comida

Comer pode ficar barato, especialmente se o fizer em restaurantes locais, sem muitas pretensões. Se comer um prato do dia (por exemplo sardinhas ou frango) o preço será de cerca de 5-7 euros.
Na Guia, perto de Albufeira, por exemplo, pagámos 19 euros por um prato de arroz com peru, sardinhas grelhadas, pão e azeitonas, duas bebidas, duas cervejas de meio litro e um café. Em Silves pagámos 15,60 euros por dois menus que incluíam um prato de frango piri piri com batatas fritas, um prato misto de peixe grelhado com batatas e legumes, 1 água, 1 cerveja, 1 bebida, 1 café e 2 sobremesas. Por 1,50-3 euros pode comer sandes, cachorros quentes, hambúrgueres e bifanas em qualquer bar.
Uma opção muito barata é comer a sopa do dia. Não deve custar mais de 1,5-3 euros.
Se quiser comer algo mais elaborado, tal como a famosa cataplana, calcule cerca de 30 euros (para duas pessoas) ou 8-13 euros (por pessoa) para pratos de peixe fresco com guarnição (batatas e legumes). Os pratos de arroz de marisco são deliciosos, as porções são generosas (embora se diga que são para 2 pessoas, pode-se comer facilmente 3!). Dependendo do local, os pratos de arroz são de 9-13 euros por pessoa.

Bebidas

As bebidas, a menos que vá a lugares mais turísticos, não é caro, de uma forma geral. Por exemplo, um café  custa cerca de 0,60-1,00 euros, café com leite 0,90-1,30 euros, bebidas (coca, fanta, ice tea) 1-1,50 euros, uma cerveja 1-1,50 euros, uma cerveja de meio litro 2,60-3,50 euros e cocktails de 4 euros em lugares não turísticos a 6-10 euros em lugares mais chiques e apinhados.
férias no algarve

Alojamento

Os quartos duplos nas cidades e aldeias turísticas rondam os 30 euros, enquanto que na Airbnb, pode encontrar apartamentos ou quartos privados um pouco mais baratos (20-25 euros). Consulte as opções de alojamento barato no Algarve.
Temos notado que não há muitos parques de campismo na área e se quiser gastar o mínimo possível, talvez possa procurar opções de coachsurfing (além disso pode experimentar o que é viver no Algarve do ponto de vista local).

Transporte

Embora acreditemos que o carro é quase essencial numa viagem ao Algarve, se não tiver um, tem duas opções: deslocar-se de comboio ou de autocarro.
No caso do comboio, existe uma linha ferroviária que atravessa quase todo o Algarve e vai de Vila Real de Santo António a Lagos. Por exemplo, a viagem de Faro a Lagos demora cerca de 1,5 horas e custa cerca de 7 euros.
Um pouco mais barato é o autocarro: há várias rotas que cobrem quase todos os cantos do Algarve. A viagem de Faro-Lagos custa cerca de 6 euros, mas demora cerca de 20 minutos mais do que a mesma viagem de comboio. Faro-Tavira custa cerca de 4 euros e Albufeira-Lagos cerca de 5 euros. Pode consultar os horários e preços aqui.
Existe um passe turístico por cerca de 25 euros que cobre viagens ilimitadas de autocarro durante 3 dias, a menos que não queira passar o dia no autocarro, achamos que não vale a pena…
fazer férias no algarve

Portagens

Se quiser viajar de carro, deve saber que a auto-estrada A22, que atravessa o Algarve, exige o pagamento de portagens.
Para lhe dar uma ideia dos montantes, desde o início da A22 (Ponte Internacional do Guadiana) até Faro, a portagem custa cerca de 4 euros, até Lagos cerca de 10 euros. Para evitar surpresas, pode verificar aqui o preço de todas as portagens.
É possível evitar o pagamento da portagem do Algarve? Sim, pode circular gratuitamente no Algarve utilizando a estrada Nacional 125 e as outras estradas secundárias (embora em época alta ou fim-de-semana, o que poupa em portagens pode gastar em tempo e gasolina!).

Preços de produtos no supermercado

Se quiser poupar algum dinheiro, recomendamos que faça compras em supermercados como Aldi, Lidl, Pingo Doce, Minipreço ou Continente.
Aqui estão alguns preços típicos de produtos básicos, para que tenha uma melhor ideia de quanto custa viajar para o Algarve:
  • 6 ovos: 0,84 euros.
  • 1 litro de leite: 0,45 euros.
  • Pacote de Spaghetti: 0,40 euros.
  • 1 Kg Peito de frango: 3,50-5,50 euros.
  • Frango inteiro: 2,60-4 euros
  • 1 litro de sumo: 0,60-1 euros.
  • 1 litro de azeite: 3,50-5 euros.
  • 1 kg de tomate: 0,70-0,99 euros.
  • 1 kg de abobrinhas: 0-70-1,40 euros.
  • 1 kg de melancia: 0,60 euros 0,60
  • 1 kg de bananas: 1,08 euros
  • 1 kg de maçãs: 1,19 euros
  • 1 kg de polvo: 7 euros
  • 1 kg de amêijoas: 4,80 euros
  • 1 kg de mexilhão: 1,65 euros
  • 1 kg de bacalhau: 6-8 euros.
  • 8 iogurtes: 0,90 euros
  • Queijo fatiado: 1,30-2
  • Pasteis de nata (peça): 0,17-0,35 euros
Esperamos que tenha achado útil o nosso guia sobre quanto custa viajar para o Algarve.
3

Sem comentários

Deixar um comentário

SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...