seguro de viagem

Questões frequentes sobre seguro de viagem

seguro de viagem

Porquê contratar um seguro de viagem?

Quando planeamos uma viagem nunca pensamos nos imprevistos mas há sempre riscos envolvidos e que devem ser minimizados, nomeadamente quando são cobertos por um seguro de viagem.

Imprevistos

Quando viajamos podem surgir emergências médicas por acidente, doença, alergias, fracturas, etc. São circunstâncias que implicam cuidados que são normalmente caros. Também pode acontecer que o voo seja cancelado, que as malas se extraviem ou que sejam roubadas. Podem ainda ocorrer circunstâncias de força maior que obriguem ao cancelamento da viagem ou ter de voltar a casa antes do tempo. Todos estes inconvenientes estão para além do nosso controlo, e infelizmente ninguém está isento de poder ser sujeito a alguma situação que o obrigue a cancelar as suas tão desejadas férias. O seguro de viagem pode oferecer-lhe a protecção necessária para resolver estas situações.

Os seguros de saúde, da casa, do carro, etc.

Primeiro verifique se algum dos seguros que já tem contratados pode servir quando estiver fora do país, em que casos e qual é o valor que está a pagar. As apólices de certos seguros como por exemplo o seguro da casa incluem muitas vezes artigos como máquinas de fotográficas, câmaras de vídeo, computadores pessoais ou relógios. Os seguros de assistência médica costumam cobrir para além da zona de residência no caso de urgências por doença ou qualquer situação que obrigue a cuidados médicos urgentes. No entanto, de certeza que nenhum deles cobre quaisquer situações relacionadas com atrasos de voos ou por overbooking, sendo estas as duas queixas mais frequentes entre os viajantes.

Que seguro devo contratar?

Tendo em consideração quais são os recursos com que pode contar, poderá escolher que tipo de seguro de viagem ou de saúde é o mais conveniente para si e para a sua família. Os seguros de viagem podem evitar-lhe momentos de angústia e ainda ajudá-lo a poupar dinheiro. Nas apólices de seguros de viagem podem estar incluídos vários tipos de protecção com diferentes coberturas, como por exemplo o seguro de cancelamento, o seguro mínimo ou o seguro extra.

É importante ler as letras pequenas

Leia sempre “AS LETRAS PEQUENAS”. Estas estabelecem se o seguro de viagem cobre o que você está a pensar. Pergunte, pergunte e esclareça todas as dúvidas. As apólices e as companhias de seguros têm diferentes coberturas, pelo que mais vale perguntar e ter toda a certeza sobre os riscos que estão efectivamente cobertos. Na realidade o seguro não irá cobrir todos os riscos que gostaria, mas pelo menos poderá obter resposta sobre as suas dúvidas e saberá melhor como actuar perante cada situação.

Porquê contratar o seguro na agência de viagens?

De uma forma geral os seguros standard são feitos beneficiando a agência de viagens e têm muitas limitações e exclusões em letra pequena. Fazendo o seguro numa companhia de seguros independente irá provavelmente cobrir mais riscos do que um seguro feito na agência de viagens. Pode consultar na Internet as ofertas de seguros de viagem das diferentes companhias no mercado e comparar os respectivos valores.

Vantagens de contratar um seguro de viagem

Quanto custa um seguro de viagem? Considere o preço da apólice em função dos gastos médicos em caso de doença ou de acidente durante a viagem. Poderá facilmente concluir que é conveniente ter um seguro de viagem que possa cobrir esse risco (e outros). E o que dizer se acontecesse algo mais grave (esperemos que nunca aconteça) e que obrigasse a intervenções cirúrgicas e a longos períodos de internamento?

Se já comprou um bilhete de avião numa companhia low cost para poupar dinheiro, deve ter em atenção que contratar um seguro implicaria pagar mais por esse seguro do que aquilo que pagou pelo bilhete. Mas de uma forma geral estas companhias viajam pela Europa onde a prestação de cuidados médicos estão quase sempre garantidos.

Também é possível contratar um seguro anual que pode utilizar não só numa única viagem mas em todas as viagens que possa realizar durante o ano. Este é um seguro mais vantajoso para quem viaja muito.

No caso de viagens mais longas, os valores dos seguros são também maiores. Questione-se a si mesmo e tendo em conta os riscos relativos ao destino escolhido (como ir para as caraíbas durante a época dos furacões) se compensa o valor do seguro. Apesar de tudo, é sempre bom poder contar com a possibilidade de cancelamento no caso de poder haver quaisquer problemas na viagem.

Imagem @OVER 1 MILLION VIEWS

Sem comentários

Deixar um comentário

SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...