O Porto tem ruas tradicionais onde ainda podemos ver roupa pendurada a secar debaixo de janelas com vista para o rio, ruas onde se junta o comércio tradicional com as marcas da moda e ruas de linhas antigas, mas com galerias de arte e cafés encantadores.
Mais ainda do que Lisboa, o Porto é uma cidade para percorrer a pé, com a vantagem adicional de ser menos “ondulada” do que a
capital portuguesa.
Para que não se perca nestas belas ruas, vamos fazer um pequeno percurso pelas ruas do Porto mais conhecidas e importantes (na minha modesta opinião). E que se calhar até serão também as suas ruas preferidas.
Rua de Santa Catarina
Capela das Almas – Imagem via Wikimedia Commons
A popular Rua de Santa Catarina é uma rua essencialmente comercial e com muito movimento durante todo o ano. Mas já resta muito pouco do comércio local. Hoje em dia é como um centro comercial a céu aberto, com lojas de marcas populares de todo o mundo.
Para além das lojas de comércio, ficam aqui localizados também vários cafés e restaurantes, dos quais se destaca o
Café Majestic, com uma fachada e um interior estilo art decó muito bonito (mas muito caro para os bolsos dos portugueses).
Ao cimo desta rua fica a Capela das Almas, uma pequena igreja com azulejos na fachada que não passa despercebida a ninguém que por aqui passa.
Rua da Galeria de Paris
Imagem via Wikimedia Commons
A rua mais popular do Porto para sair à noite é a Rua da Galeria de Paris. Fica próxima da Avenida dos Aliados (entre esta e a rua da Cordoaria). Nesta rua havia antigamente galerias de arte que são hoje em dia quase todas cafés ou discotecas.
É uma rua bastante movimentada, onde os portuenses e os visitantes costumam saltar de um bar para outro e reunirem-se na rua quando o tempo está melhor.
Esta rua fica perto da famosa Livraria Lello e da Torre dos Clérigos.
Em alguns sábados realiza-se ainda durante o dia um mercado de artesanato.
Rua da Cedofeita
Imagem via Wikimedia Commons
Outra das ruas mais conhecidas do Porto é a Rua da Cedofeita. Fica no bairro do Porto com o mesmo nome, o Bairro da Cedofeita.
Uma pequena praça, a Praça de Carlos Alberto, é o início do concorrido boulevard. Nesta praça realiza-se um mercado de artesanato aos sábados durante a manhã. É o
Mercado Porto Belo.
A rua é de uso quase uso exclusivo para peões, com calçada portuguesa de pedras brancas e negras ao estilo lisboeta, onde pode visitar diferentes estabelecimentos comerciais, e onde se mistura o moderno com o típico.
Rua da Picaria
Imagem via Wikimedia Commons
Esta pequena rua faz parte do bairro da Cedofeita e do centro do Porto, sendo um lugar bastante conhecido para comer qualquer coisinha. Quase todos os edifícios que a ocupam têm um restaurante no seu rés de chão. As opções são muitas e vão deste típicos petiscos portugueses, até sushi e outras comida internacional e com um menu mais completo.
Um ponto particular que notará é que esta rua era até há pouco tempo famosa por ser ocupada por carpinteiros, dos quais ainda restam alguns locais onde são vendidas algumas peças e móveis. Daí que para muitos portuenses, esta rua ainda seja sinónimo de móveis.
Rua do Almada
Imagem via Wikimedia Commons
A Rua do Almada é uma rua paralela à Avenida dos Aliados que começa na Praça da República. Outra das ruas mais típicas do Porto que ainda conserva alguns dos seus traços tradicionais, mas que se renovou e recebe há alguns anos diversas lojas com artigos mais alternativos, galerias, restaurantes e apartamentos de alojamento local.
Tradicionalmente era uma rua onde eram vendidas ferragens, materiais de construção, ferramentas, material eléctrico e de decoração. Ainda existem actualmente algumas dessas lojas.
Nesta rua podemos destacar o café Miss Pavlova (exactamente, é especializado nesta delícia), o Hard Rock Café do Porto, a DeGema Hamburgueria Artesanal e o restaurante Chien Qui Fume.
Rua das Flores
Foto por Gael Varoquaux no Flickr
Esta é uma das ruas do Porto que mudaram mais nos últimos anos. Se foi ao Porto há alguns anos, provavelmente não se lembrará desta rua, porque não se destacava especialmente. Hoje em dia é agradável de percorrer, enquanto aprecia os edifícios que foram entretanto renovados e que agora albergam vários cafés, restaurantes e lojas interessantes para turistas que procuram o encanto local.
Se descer desde a Avenida dos Aliados para a Ribeira pode fazê-lo usando esta rua pedonal que fica em frente à Estação de São Bento.
Rua Miguel Bombarda
Imagem via Wikimedia Commons
Outra rua bastante famosa e que fica dentro da Cedofeita é a rua Miguel Bombarda. É uma rua famosa pelas suas galerias de arte e lojas de designers emergentes.
Esta zona do Porto é também conhecida como o Bairro das Artes. Uma vez por mês ocorrem aqui inaugurações simultâneas nas galerias de arte. Se coincidir com a sua visita, aproveite para conhecer: costuma haver bebidas grátis, exposições em todas as galerias, assim como flashmobs e outras representações artísticas de vanguarda. A rua Miguel Bombarda até tem a sua própria
página no Facebook.
Aqui fica o belo café Rota do Chá e a Hamburgueria Bugo Art Burgers que merece uma visita.
Rua de Passos Manuel
Imagem via Wikimedia Commons
Esta rua do Porto é uma das que se cruzam com a Rua de Santa Catarina. Na rua de Passos Manuel fica o Coliseu do Porto, local onde se realizam eventos e concertos. Aqui fica também um popular bar-restaurante para um público mais alternativo chamado Maus Hábitos (as pizzas são excelentes) e dois dos locais mais populares do Porto para comer francesinhas, o Lado B e o Café Santiago.
Se subir a rua chega à Praça dos Poveiros e ao Jardim de São Lázaro. Em frente a estes jardins fica de um lado a Biblioteca Municipal, que pode ser uma boa paragem se visitar o Porto com crianças para estas descansarem um pouco enquanto você folheia alguns livros. E do outro lado fica um dos locais de paragem quase obrigatória no Porto, a
Casa Guedes com as suas famosas sandes de pernil e queijo da serra, sempre saborosas (e baratas).