Mais Turismo

Santuário de Fátima, um lugar de peregrinação

fátimaReza a história que no dia 13 de Maio de 1917 três pastores testemunharam uma aparição mariana. Ali começou a história da Virgem de Fátima, das suas aparições, das suas recomendações e sobretudo dos seus segredos. Um milagre que a Igreja reconheceu, e que é hoje em dia um importante centro de peregrinação a nível mundial.

Fátima é uma cidade da Região Centro de Portugal que ao longo de todo o ano recebe milhões de peregrinos e devotos que vão visitar o Santuário de Fátima. O Santuário propriamente dito fica localizado no lugar da Cova de Iria e é composto por vários monumentos, como a Basílica ou a Cruz Alta que alcança os 27 metros de altura. Mas o lugar mais importante é a Capela das Aparições, construída exactamente no lugar onde aconteceram as aparições. Também existe um pedaço do muro de Berlim porque diz-se que um dos segredos da Virgem era a queda do comunismo.

É no dia 13 de Maio, quando é celebrado o aniversário da primeira aparição, que a região recebe o maior número de peregrinos. Se tiver oportunidade ou o desejo de visitar Fátima durante esse período, tente pelo menos chegar no dia anterior, a 12 de maio, e aproveite para ir à Procissão das Velas que é bastante espectacular e impressionante.

Ir a Fátima não é o mesmo que ir em peregrinação a Santiago de Compostela. Não existem caminhos históricos ou rotas assinaladas para o efeito. Mas também não é difícil ir a Fátima porque os acessos são fáceis. A auto-estrada A1 passa em Fátima e também existe uma estação rodoviária com autocarros e expressos.

No entanto, os peregrinos vão a pé atravessando estradas conhecidas e menos conhecidas. Muitos deles caminham algumas centenas de quilómetros apenas por uma questão de devoção à Virgem Maria e para estarem presentes nas celebrações.

A forma mais cómoda de chegar até Fátima será provavelmente através de uma viagem organizada, havendo imensas que são organizadas ao longo de todo o ano e que são oriundas de qualquer região de Portugal ou da Europa.

E você já foi ou costuma ir a Fátima? Vai apenas para conhecer ou por uma questão de fé?

Exit mobile version