Serpa – O Alentejo ao natural

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

serpaO concelho de Serpa é uma das zonas de turismo mais procuradas no nosso País nos últimos anos, conhecido entre os turistas por apresentar uma beleza inigualável nas suas paisagens, proporcionando ainda umas férias agradáveis, calmas e sempre na companhia da natureza que está presente em cada recanto.

Esta região apresenta um leque de lugares a visitar bastante interessante, pode não ser das mais indicadas para quem procura as típicas férias de praia e animação nocturna, mas para umas férias em família, cheias de história e cultura, é das melhores opções que o nosso país possui.

 

serpaHistória

A zona de Serpa já estava a ser povoada antes do domínio dos Romanos, mas foi no momento em que os Romanos se apoderaram desta zona que o desenvolvimento do concelho, nomeadamente a agricultura, mais se evidenciou. Mais tarde, em 1166 foi conquistada por D. Afonso Henriques aos Mouros, tendo depois sido perdida várias vezes durante as várias lutas da Reconquista.

serpaSerpa foi constituída definitivamente como concelho por D. Dinis, sendo que este também mandou reconstruir o seu castelo e cercar a zona por uma cintura de muralhas, já no ano de 1295. Porém em 1512 D. Manuel fez de Serpa uma excelente cidade para viver.

A sua proximidade com a fronteira espanhola levou a graves problemas no seu desenvolvimento, mas com a constante evolução da cidade, nomeadamente com as várias guerras que aconteceram durante a Restauração, a cidade ficou extremamente destruída, principalmente a sua fortaleza.

serpaPatrimónio local

A região de Serpa é extremamente rica em património, com várias opções para quem procura boas opções para um passeio pela zona. Se procura enriquecer a sua cultura relativamente à história da região, recomenda-se uma visita ao Castelo de Serpa, bem no centro histórico da povoação, assim como o Palácio dos Condes de Ficalho, o Museu do Relógio e o Museu Arqueológico. Todos têm uma forte ligação com a história da região, com profissionais a acompanharem os turistas de forma a darem a conhecer as histórias e lendas que mais destaque dão à povoação de Serpa.

serpaÉ preciso não esquecer a Igreja de Santa Maria, também conhecida como Igreja Matriz de Serpa, e a Ermida de Santa Luzia que está desde 1963 classificada como Imóvel de Interesse Público.museu etnografico serpaPor último, mas não menos importante, é recomendado uma vista ao Museu Etnográfico de Serpa, inaugurado ainda em 1987, no antigo edifício do mercado municipal. O museu tem várias exposições ao longo do ano, porém a exposição permanente, denominada de “Ofícios da Terra”, apresenta objectivos e ofícios inerentes à vida local dos dias de hoje e da antiguidade.

guadianaActividades lúdicas

No rio Guadiana é possível aproveitar as várias actividades náuticas que as várias empresas estão a disponibilizar. Desde os passeios de canoa, os mini-cruzeiros de apenas algumas horas ou mesmo actividades mais mexidas, que implicam alguma aventura por parte dos turistas.

Se o seu desejo é conhecer esta zona, os programas de passeios pedestres, de bicicleta ou motorizados são as melhores opções que a região tem para oferecer. Diversos percursos estão devidamente sinalizados permitindo conhecer locais que dificilmente seriam vistos de outra forma. Neste aspecto há que destacar o trabalho realizado pela ADPM – Associação de Defesa do Património de Mértola, que tem vindo a identificar e a criar diversos percursos de grande beleza pela região.

paisagem alentejanaAs mais belas paisagens de beleza natural estão na zona de Serpa, por isso qualquer que seja o passeio e programa que escolha, certamente ficará completamente encantado com a zona.

serpaGastronomia e Alojamento

Como era esperado, depois de tanto passear e de visitar tantos locais, é hora de começar a procurar as melhores opções para uma boa refeição. Felizmente a cidade de Serpa é extremamente rica em gastronomia e opções de restauração de grande qualidade, com pratos típicos da região. Destaque para as famosas Migas à Alentejana, passando pela Açorda ou mesmo pela Carne de Porco a Alentejana ou até o Borrego à Pastora, são algumas das opções características da zona.

serpaNo que diz respeito ao alojamento disponível, a cidade de Serpa oferece um vasto leque de opções para quem pretenda permanecer mais tempo na cidade, nomeadamente a Herdade da Retorta, o Vale de Milhanos, a Casa da Muralha de Serpa, o Monte da Morena, a Casa de Serpa, o Cantar do Grilo, ou para os mais aventureiros, o parque de campismo.

Booking.com

One Response

  1. Jpm

Deixe o seu comentário

SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...