serra da estrela

Serra da Estrela

serra da estrelaPortugal é um país que pela sua localização geográfica não costuma ter muita neve, havendo apenas algumas serras que têm a visita do elemento branco durante o Inverno. A mais conhecida entre todas é a Serra da Estrela que fica localizada dentro dos limites do parque natural com o mesmo nome.

O Parque Natural da Serra da Estrela está repartido entre os distritos de Castelo Branco e da Guarda, sendo um impressionante espaço natural com quase 1.000 quilómetros quadrados, entre vales, lagoas e florestas. É uma das maiores zonas protegidas da Europa e onde nascem alguns dos mais importantes rios nacionais, como por exemplo, os rios Zêzere e Mondego.

A cidade da Guarda é a capital de distrito e também a cidade mais alta de Portugal, com uma altitude de 1.056 metros acima do nível do mar. Dentro dos limites da Serra da Estrela, podemos encontrar as povoações do Sabugueiro, Loriga, Linhares (Aldeia Histórica), Penhas da Saúde, a vila de Manteigas no coração da serra, e as cidades de Seia, Gouveia e Covilhã.

Como quase todos saberão, a Serra da Estrela é o ponto mais elevado de Portugal Continental. Na zona da Torre, a serra tem 1.993 metros de altura, tendo aqui sido construído uma torre (que dá o nome ao local) com exactamente 7 metros, para assim poder ter os 2.000 metros de altitude. Existem aqui boas condições para a prática de desportos de inverno (esqui, snowboard ou passeios a pé) e tem boas infra-estruturas para apoio aos visitantes.

A zona da Serra da Estrela é ideal para quem gosta da natureza, com excelente condições para caminhadas pelos montes e vales ou simplesmente para fazer esqui na Torre. Aproveite os hotéis ou os alojamentos de turismo rural para aqui retemperar o corpo e o espirito.

Não podíamos terminar este artigo sem falar um pouco sobre o saboroso queijo da Serra, um prazer para qualquer paladar e tão bom que tem a sua própria Denominação de Origem.

É ainda importante recordar que por se tratar de uma zona de montanha, que devem ser tomadas as devidas cautelas ao volante. Leve correntes para os pneus, tenha cuidado com o gelo, animais e rochas que possam estar na estrada e conduza devagar porque quase todos os caminhos são estreitos, mal permitindo a passagem de dois carros ao mesmo tempo.

Seja pela Neve, pela natureza ou pela gastronomia, a Serra da Estrela é sempre um excelente passeio para qualquer um. Aproveite enquanto há neve e faça um passeio à Serra da Estrela.

Foto via Wikimedia Commons

Booking.com

Sem comentários

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...