O porto de Sesimbra foi ainda um importante ponto de abastecimento, construção e reparação de navios durante a época dos Descobrimentos.
Mas foi a riqueza piscícola do mar de Sesimbra que fez com que o núcleo populacional descesse do alto da colina e se deslocasse para as suas proximidades, transformando a vila num dos principais portos de pesca da região e do país.
Foi o mar que durante o século XX atraiu forasteiros que procuravam as excelentes praias abrigadas com excelentes condições para a prática de desportos náuticos, tornando esta pacata localidade numa concorrida estância de veraneio.
Entre os seus encantos, podemos destacar um vasto património histórico, desde estruturas militares e civis, como o Castelo ou a Fortaleza de Santiago, passando por edifícios religiosos, como o Santuário de Nossa Senhora do Cabo Espichel, junto ao são visíveis algumas pegadas de dinossauros.
O mar, a serra, um património histórico-cultural importante, e mais importante ainda, as suas gentes amáveis e a sua fama de se comer bem e barato, são razões mais do que suficientes para visitar Sesimbra. O que espera para se fazer ao caminho?