Portugal é um dos melhores destinos turísticos em todo o mundo e tem sete maravilhas que todos devíamos visitar pelo menos uma vez na vida. A escolha das Sete Maravilhas de Portugal foi já feita há algum tempo, mas é sempre boa altura para as conhecer um pouco melhor.
A escolha das sete Maravilhas de Portugal foi uma iniciativa organizada pela Y&R Brands S.A. e Realizar S.A. A escolha foi apoiada pelo Ministério da Cultura e baseou-se em 793 monumentos nacionais classificados pelo IPPAR (Instituto Português do Património Arquitectónico e Arqueológico).
Em primeiro lugar, foi feita uma selecção e a lista foi reduzida a 77 monumentos. De seguida, teve lugar uma segunda selecção de onde saíram os 21 monumentos finalistas. Para escolher os vencedores foi feita uma votação via telefone, Internet e SMS (durante sete meses). Em Julho de 2007 foram publicados os resultados e a lista das Sete Maravilhas de Portugal foi a seguinte:
Castelo de Guimarães, Guimarães
O castelo está intimamente relacionado com a história politica e militar do nosso país. Até finais do século XIV, o castelo de Guimarães foi palco de combates heróicos. Com a chegada de novas armas, o castelo caiu em desuso. Na primeira metade do século XX foi restaurado cuidadosamente e recuperou todo o seu esplendor e beleza.
Castelo de Óbidos, Óbidos
O mais impressionante neste castelo são as muralhas, algumas das quais com 13 metros de altura. No século XVI, o castelo foi transformado em palácio.
Mosteiro da Batalha ou Mosteiro de Santa Maria da Vitória, Batalha
O Mosteiro da Batalha demorou dois séculos a ser construído. Começou a ser construído em 1387/1388 e foi terminado apenas em 1517.
Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, Alcobaça
No ano de 1989 foi declarado Património da Humanidade pela UNESCO. Dentro do mosteiro estão enterrados vários membros da realeza portuguesa.
Mosteiro dos Jerónimos de Belém, Lisboa
O mosteiro dos Jerónimos foi declarado Património da Humanidade pela UNESCO em 1983. Neste mosteiro estão os túmulos de Vasco da Gama, Luís de Camões e Fernando Pessoa.
Palácio Nacional da Pena, Sintra
O palácio assenta sobre grandes rochedos e mistura diversos estilo arquitectónicos, que vão desde o neogótico, passando pelo neo-renascentista, neomanuelino e neo-islâmico.
No ano de 1995 foi declarado Património da Humanidade pela UNESCO.
Torre de Belém, Lisboa
Quando deixou de servir de defesa contra invasores, foi utilizada como prisão, farol e como lugar de cobrança de impostos para ingressar na cidade. Fica junto ao rio Tejo e é um dos locais mais pitorescos e fotografados de Lisboa.
Se passar por ali, aproveite e vá provar os famosos pastéis de Belém.