Mais Turismo

Sustentabilidade Social: Um fator chave para o futuro do Turismo | Congresso Mundial ISTO 2022 |12-15 outubro – Ponta Delgada (Açores)

Sustentabilidade Social: Um fator chave para o futuro do Turismo | Congresso Mundial ISTO 2022 |12-15 outubro - Ponta Delgada (Açores)

Fundação INATEL, em parceria com a Organização Internacional de Turismo Social (ISTO) e o apoio do Governo dos Açores e do Turismo de Portugal, está a organizar o 28º Congresso Mundial da ISTO que ir-se-á realizar em Ponta Delgada, de 12 a 15 de outubro de 2022, submetido ao tema: “Sustentabilidade Social, fator chave para o futuro do Turismo”.

No contexto do Turismo Sustentável e em época de pós-Pandemia, a dimensão social ganhou uma relevância, sem precedentes. O turismo é sobre pessoas e para pessoas, envolvendo viajantes, residentes e trabalhadores, sendo crucial encontrar políticas sociais que visem um turismo inclusivo, para todos, que promovam o desenvolvimento dos participantes, sustentem o desenvolvimento das comunidades e dos territórios de uma forma integrada e participativa, contribuindo para a criação de empregos dignos.

Estima-se um público-alvo diversificado, entre 200 e 250 participantes. O Congresso conta com oradores de referência do setor e com a participação de agentes de Turismo dos cinco continentes (Autoridades nacionais e regionais, membros da UE, tour operadores, empresas privadas, Cooperativas de Turismo, ONG e Associações diversas, todas elas ligadas à área do Turismo Sustentável e Solidário), pelo que a diversidade de realidades vividas e medidas implementadas serão uma grande mais-valia na discussão deste tópico de atualíssima importância.

O local do mesmo (Ponta Delgada – Açores) foi altamente influenciado pelo facto de os Açores serem o primeiro arquipélago do mundo a ser formalmente certificado como “Destino turístico Sustentável”, de acordo com os critérios do Conselho Global para o Turismo Sustentável.

O programa previsto inclui diversas sessões de trabalho, com coffee breaks e almoços, acrescido de um programa social, com jantar de boas-vindas e de despedida e uma visita à ilha, procurando-se incluir na mesma, uma relação direta com os atores da economia social e solidária.

Exit mobile version