Tavira – guia de turismo

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

ilha de TaviraTavira é um dos destinos preferidos no Algarve. É uma antiga povoação costeira construída em ambas as margens do rio Gilão que tem prosperado com o turismo e com a sua industria pesqueira. Tem uma ponte moderna e outra da época romana, e uma ilha, a Ilha de Tavira, próximo da costa. Perto existem boas praias como por exemplo a praia do Barril e diversas urbanizações dedicadas ao turismo como as Pedras d’el Rei. Se quer comer um bom peixe, os restaurantes locais são muito bons ou então pode deslocar-se à pequena localidade piscatória de Santa Luzia, onde lhe será servido um excelente peixe fresco.

 

À descoberta de Tavira

Os edifícios históricos de Tavira foram construídos à moda do século XVIII, após a cidade ter sido devastada pelo terramoto de 1755. Antes disso, já Tavira era um importante porto que fazia trocas comerciais com o norte de África ainda antes dos tempos de Cristo. Se partirmos do centro, a Praça da República, podemos ir pela margem do rio pela Rua da Galeria e iremos ver uma bela igreja, a Igreja da Misericórdia. No seu interior existem representações de cenas bíblicas em azulejos artísticos e elementos que vão do barroco ao neoclássico. Próximo fica o castelo de Tavira, onde repousam os restos mortais de D. Paio Peres Correia, que conquistou o Algarve na reconquista aos mouros, que expulsou de Tavira em 1242. Com efeito esta igreja era uma antiga mesquita.

Um bom passeio por Tavira é seguindo o curso do rio para explorar as ruas sobranceiras, os restaurantes, bares e lojas. Há um centro comercial e cultural, o antigo Mercado da Ribeira junto ao rio, com cafés, lojas e exposições de artesanato local.

A seguir ao mercado está a lota e os barcos de pesca. Nesta zona há muitos restaurantes que oferecem na ementa peixe fresco. Junto à ponte fica o mercado da cidade, onde podemos comprar a bom preço fruta fresca.

 

Transportes

A estação de autocarros de Tavira fica próxima do centro de Tavira, na Praça da República. A estação dos comboios também fica a dois passos do centro, descendo pela rua Dr Mateus Teixeira de Azevedo e pela Rua da Liberdade. O posto de turismo fica junto à Praça de República, na Rua da Galeria. O centro de Tavira é uma zona complicada para os carros e será melhor estacionar num qualquer parque de estacionamento.

Se quiser poderá também alugar uma bicicleta na Sport Náutica, na rua Jacques Pessoa 26.

O barco para a Ilha de Tavira sai do antigo Mercado da Ribeira, na doca de pesca.

 

Alojamento

Embora o turismo de massas ainda não tenha invadido a cidade de Tavira como noutras zonas do Algarve, mesmo assim existem inúmeras propostas de hotéis de boa qualidade.

Destacamos:

Vila Galé Tavira: Rua 4 de Outubro. Hotel 4 de estrelas com uma elegante decoração árabes que reflecte a historia do Algarve. Quartos amplos com varanda. Piscina coberta.

Hotel Porta Nova: Rua António Pinheiro. Piscina ao ar livre. Preço razoável.

Para ver as ultimas ofertas online clique aqui.

 

Comer em Tavira

Beira Rio, Rua Borda D’Água da D’Asseca 46-52. Espaço rústico e familiar a servir uma ementa variada de pratos tradicionais portugueses, com destaque para os peixes grelhados. Barato.

Quatro Águas, em Quatro Águas, junto à saída do barco para a Ilha de Tavira. É um bom restaurante e especializado em peixe fresco e cataplana de marisco. Preço mais elevado.

 

À noite

O pub mais conhecido de Tavira é o UBI, na rua Vale Caranguejo. Os locais costumam frequentar mais o bar Bubi Bar.

 

Ilha de Tavira

A ilha de Tavira fica a meio caminho entre a Fuzeta e Tavira, podendo apanhar-se o barco directamente na ribeira de Tavira, em Quatro Aguas. Também existe barcos táxi onde cabem até 6 pessoas.

A ilha é um espaço natural protegido e tem uma enorme praia e um parque de campismo com um pequeno supermercado.

 

Escapadela a Santa Luzia

Santa Luzia é uma pequena povoação de pescadores a 3 km de Tavira. Existe um autocarro diário que nos transporta à localidade onde é possível observar a pesca do polvo. O melhor restaurante é o Capelo, na Avenida Engenheiro Duarte Pacheco, onde podemos comer na esplanada.

Um passeio pela costa leva-nos pela ria e pela praia do rei. Daqui parte um pequeno comboio turístico que nos leva à praia do Barril, uma das melhores praias do Algarve.

 

Pedras D’el Rei

A seguir a Santa Luzia, a 4 quilómetros de Tavira fica Pedras D’el Rei, onde encontramos excelentes condições de alojamento. Tem zonas para divertimento das crianças. Pode alojar-se no cómodo Hotel Pedras D’el Rei, com varandas viradas para a ria. Antigas casas de pescadores são agora cafés e restaurantes virados para o turismo.

Booking.com

One Response

Deixe o seu comentário

SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...