Tomar – Convento de Cristo e Janela do Capitulo

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

Tomar é uma cidade rica em história, cultura e monumentos. Monumentos esses que, intrinsecamente, estou completamente repletos de cultura e história própria, trazendo centenas de visitantes diariamente, para os conhecer, para saber mais sobre eles e para ainda conhecer a restante cidade como um complemento.

Um desses monumentos, mundialmente conhecido, é o Convento de Cristo, monumento histórico declarado pela UNESCO como Património Mundial. Este monumento pertenceu à Ordem dos Templários (daí a cidade ser conhecida como a cidade dos templários), o que já por si trás uma grande história associada, que aguentou durante gerações e gerações com relíquias no seu interior. Foi fundado em 1162, mas ainda conserva no seu interior muitas das recordações desses anos, para o uso por parte dos monges cavaleiros, mesmo que hoje o seu uso seja meramente cultural, turístico e em alguns casos devocional.

Outra das grandes atracções da cidade é a Janela do Capítulo presente no Convento de Cristo, nomeadamente na fachada ocidental da igreja manuelina. Durante muito tempo foi única no país, chamando centenas de pessoas para verem este pormenor de todo o monumento, no entanto mais tarde foi imitada pelo Palácio da Pena. A janela foi construída com base na arquitectura manuelina, combinando o naturalismo exótico e os pormenores marítimos. É conhecida por muitos como uma referência à expansão dos Portugueses além fronteiras, via marítima, ilustrando um período histórico bastante positivo para o país.

Concluindo, estes são apenas dois exemplos dos monumentos mais procurados em toda a cidade, mesmo esta tendo muitos outros, são os mais históricos e a sua presença no Património Mundial fez com que chegassem visitantes vindos de todas as partes do Mundo para visitar, conhecer e estudar todo o Convento de Cristo e a Janela do Capítulo.
Se ainda não teve o privilégio de conhecer a cidade, consequentemente os monumentos, aproveite as suas férias para chegar à cidade e ficar assim a conhecer uma das cidades mais conhecidas mundialmente pela sua História, quando se fala em Portugal.

fotos: jasonpearce e Décio Telo no Flickr

Booking.com

Deixe o seu comentário

SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...