quinta da regaleira

A Galeria de Dante: o segredo maçónico da torre invertida na Quinta da Regaleira

Gostaria de saber como seria estar a descer aos infernos percorrendo os 9 círculos da Divina Comédia? Então devia conhecer a galeria subterrânea de Dante, assim chamada devido à referência à Divina Comedia escrita por Dante. Esta estrutura em forma de espiral fica escondida nos jardins do palácio da Quinta da Regaleira, local considerado Património da Humanidade pela UNESCO. Quer conhecê-la?

quinta da regaleira

Onde fica e quem construiu a torre invertida na Quinta da Regaleira?

Fica em Sintra. Os arquitectos desta obra-prima foram Carvalho Monteiro e Luigi Manini. É também chamada de torre invertida, uma vez que a sua estrutura tem uma certa aparência de uma torre ao contrário, que desce às profundezas da terra em vez de subir aos céus.

A sua arquitetura tem uma forma de espiral, descendo mais e mais e passando através de nove níveis em forma de círculos, uma óbvia referência aos 9 círculos do inferno, do céu ao purgatório da Divina Comédia. No final da torre pode-se apreciar o emblema de Carvalho Monteiro, um símbolo que representa uma rosa-dos-ventos sobre uma cruz templária.

torre invertida na Quinta da Regaleira

O que é e o que representa a Galeria de Dante na Quinta da Regaleira?

Se este lugar o inquieta, não se preocupe: é normal! Para muitos, é reconfortante saber que um lugar como este seja uma atração turística e não lugar de reunião de diferentes seitas ou grupos secretos. No entanto, pensa-se que esta torre já terá sido utilizada em rituais maçónicos. Imagine filas de homens com túnicas a caminhar por estas escadas. Sinistro, não?

Segundo a história do lugar, terá sido construída para guardar segredos de alquimistas e maçons. E nós acreditamos! Esta torre invertida é conhecida como poço iniciático porque ali decorriam rituais maçónicos de iniciação. O seu ar tétrico, o ambiente misterioso e a névoa espessa da noite dão um ambiente misterioso a este lugar e irá deixá-lo de boca aberta.

A simbologia do lugar está relacionada com a crença que a terra é o útero materno de onde provém a vida, mas também a sepultura para onde regressará. Muitos ritos de iniciação fazem alusão ao nascimento e à morte, à terra ou ao renascimento. A existência de 23 nichos debaixo dos degraus do poço iniciático constituem um dos muitos mistérios por desvendar.

A torre invertida da Quinta da Regaleira é arrepiante, misteriosa, e representa um passeio pelo centro da terra passando pelos círculos do inferno, purgatório e paraíso.

E você? Tem coragem de a conhecer?

Booking.com

Sem comentários

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...