O crescente desenvolvimento do turismo sustentável é um passo importante para a conservação do Património da Humanidade. A premissa é que as actividades turísticas mantenham o respeito pela natureza, a cultura e a sociedade locais. O turismo pode desta forma um intercâmbio positivo e uma relação economicamente justa entre o turista e a comunidade visitada. A Conferência Mundial de Turismo sustentável visa tornar o turismo uma via para o desenvolvimento sustentável dos povos.
Mas como levar à pratica tudo isto, enquanto turistas? É muito fácil, devemos mentalizar-nos e ter respeito pelas culturas e pela natureza que vamos conhecendo e ir colocando em prática algumas acções simples, as quais, quando multiplicadas por milhares de turistas, poderão ajudar a fazer uma mudança visível e real. Por tudo isso, aqui deixamos algumas recomendações para ter em conta quando fizer as suas viagens.
- Escolha as agências de viagens que garantam ter respeito em relação às comunidades locais e ao meio ambiente.
- Utilize moderadamente os recursos naturais como a água, a lenha, a energia, etc.
- Reduza ao mínimo os resíduos, de forma a minimizar a contaminação.
- Reduza os resíduos e procure manter tudo o mais limpo possível. Em locais da natureza onde não exista recolha de lixo, leve os resíduos consigo (num saco, por exemplo), até encontrar um local onde possa despejar o lixo.
- Não deixe marcas. Evite deixar resíduos, restos de fogueiras, restos de comida, evitando assim a contaminação.
- Informe-se quando se deslocar a zonas protegidas ou parques naturais sobre qual a melhor forma de causar o menor impacto possível, para assim ajudar à sua preservação.
- Escolha como lembrança, artesanato e produtos locais, de forma a favorecer a economia comunitária local.
- Nunca compre flora ou fauna protegidos pelo Convénio de Comercio Internacional de Espécies Ameaçadas de Fauna e Flora Silvestres, ou produtos derivados delas, pois além de ser considerado delito, também é causa para a extinção de espécies ameaçadas.
- Aproxime-se com respeito da cultura, costumes, gastronomia e tradições das populações locais, de forma a enriquecer a sua experiência de viagem.