Elvas, a cidade fortificada construída para servir de posto fronteiriço nas guerras entre Portugal e Espanha. À chegada vemos uma cidade erguida numa elevação que ainda conserva em surpreendente bom estado os antigos edifícios fortificados que serviam para impedir o assalto das tropas castelhanas ao Alentejo.
Uma vez dentro das muralhas, a praça principal é a Praça da República onde fica o posto do turismo.
O que visitar em Elvas
As fortificações: Elvas é famosa pelas suas complexas fortificações. Foram erguidas no século XIII e sofreram várias reformas. A forma actual foi dada por Vauban, engenheiro militar francês que idealizou um sistema de muralhas em forma de estrela de forma a maximizar a capacidade de disparo das defesas. Estas defesas foram imitadas em alguns fortes como Estremoz e outros. Recomendamos uma visita ao Forte da Graça e ao Forte de Santa Luzia.
O castelo: o conhecido castelo de Elvas, de origem árabe, remodelada por D. Dinis e D. João II em finais do século XV. Tem algumas partes restauradas e oferece as melhores vistas de Elvas.
O aqueduto da Amoreira: à entrada da cidade vemos um aqueduto começado a construir em 1498 e terminado em 1622 com decoração estilo manuelino.
Outras visitas recomendadas são ao Largo de Santa Clara e à Igreja de Nossa Senhora da Consolação.
Restaurantes
O lagar: Rua Nova da Vedoria 7. Boa cozinha alentejana, um bom sitio para pedir cataplana ou açorda. Tem ar condicionado.
A coluna: Rua do Cabrito 1. Restaurante famoso em Elvas e com decoração em azulejos. Não é muito caro e destaca-se o bacalhau ma ementa.
O machado: Rua da Cadeia. Um pouco mais caro, mas tem mesas no exterior com sombra e serve pratos do dia.
Alojamento
Para hotéis e alojamento na cidade de Elvas clique aqui.
Festas de Elvas
Na cidade realiza-se um mercado semanal todas as segundas-feiras. É feito fora da cidade, na zona do aqueduto. As festas da cidade são as Festas de São Mateus, que duram uma semana a partir de 20 de Setembro.
Historia de uma cidade fronteiriça
Elvas foi conquistada ao império árabe em 1230. Os séculos seguintes assistiram a vários assaltos das tropas castelhanas à cidade, que apenas uma vez sucumbiu, em 1580, sendo tomada pelos espanhóis durante apenas um ano. Na historia da cidade figura com orgulho a batalha de 1658 onde um pequeno exército português resistiu ao assalto de um exército castelhano superior em numero, mas não em coragem.
Elvas também foi assediada durante a guerra das laranjas e posteriormente serviu de refugio inexpugnável para Wellington, a partir da qual lançou violentos ataques contra as tropas napoleónicas durante os terríveis anos em que a península ibérica sofreu com as invasões francesas.