Mais Turismo

Vacinas recomendadas para viajar para a Tailândia

Tailândia

Há poucos destinos no mundo que ofereçam tanta diversidade como a Tailândia. Aqui podemos desfrutar de praias paradisíacas, montanhas exuberantes, cidades animadas, uma gastronomia excelente, mercados incríveis, templos antigos e modernos, uma ampla oferta nocturna, etc. Para além de tudo isso é um destino excelente para viajantes de qualquer nível económico, quer se trate de mochileiros ou turistas mais habituados a viagens luxuosas.

Mas se estiver a pensar em viajar para a Tailândia deve tomar as precauções necessárias para minimizar os riscos de vir a ter problemas de saúde (entre outras). Por essa razão vamos hoje falar um pouco sobre as vacinas que deve tomar antes de viajar para este país asiático.

Vacina da febre-amarela

Há apenas um vacina obrigatória para viajar para a Tailândia. Trata-se da vacina da febre-amarela, embora seja apenas realmente necessária se viajar para algum território de risco. Embora seja uma crença comum que este país tenha problemas com esta doença, a verdade é que a obrigatoriedade da vacina está relacionada com a necessidade de evitar a entrada da febre-amarela no país.

Vacina contra a febre tifóide

Embora não exista mais nenhuma vacina obrigatória para entrar na Tailândia, recomenda-se a vacina contra a febre tifóide, sobretudo se estiver a pensar viajar para fora dos circuitos turísticos ou se a estadia for mais longa. Para além disso, é aconselhável se for visitar cidades pequenas, áreas rurais ou aldeias, especialmente se estiver sujeito às mesmas condições de vida que os habitantes locais. Mas se estiver e pensar em ficar na Tailândia por um período de menos de 15 dias e não sair dos circuitos turísticos habituais não terá grande necessidade de tomar esta vacina. Ainda assim, deve ter cuidado com a água e os alimentos, uma vez que esta doença está associada às más condições higiénicas na preparação e manipulação de alimentos, e com a falta de controlo da qualidade da água para consumo humano e das águas residuais.

 

Outras vacinas recomendáveis

Para além da vacina contra a febre-amarela e contra a febre tifóide, são também recomendáveis as do tétano e da hepatite A e B. Não se esqueça que algumas destas vacinas, como a do tétano são aconselháveis até no nosso próprio país. Com efeito, todos os viajantes devem tomar esta vacina, independentemente do destino, uma vez que é uma doença a nível mundial.

Outras precauções

Para além das vacinas, deve ter em conta que durante uma viagem à Tailândia é preciso ter mais algumas cautelas. Por exemplo, é importante que saiba que se corre o risco de apanhar dengue, uma doença transmitida por mosquitos. Por essa razão, recomendamos que tome medidas preventivas contra as picaduras, usando repelentes e redes mosquiteiras quando for dormir. Para além disso é importante levar roupa adequada. Por outro lado, embora o risco de contrair gripe aviária seja mínimo, é recomendável que não visite muitos mercados com animais vivos, especialmente quando se tratar de espécies criadas em aviário. É também importante que vá imediatamente a um médico se for mordido por algum cão, pois a raiva ainda está presente neste país.

Por último, queremos adverti-lo que existe o risco de paludismo nas zonas rurais de todo o país e durante todo o ano, especialmente em zonas montanhosas, florestas e regiões próximas das fronteiras internacionais. Apesar disso, não existe nenhum risco nas zonas urbanas, nem nos principais centros turísticos.

Créditos imagens: PraveenSteven Depolo e Sanofi Pasteur

Exit mobile version