Vantagens e desvantagens de fazer férias no outono

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

férias no outonoA praia ou o campo, o sol, a luz, os dias compridos, o calor, são normalmente as razões pelas quais a maioria das pessoas escolhe o verão para fazer as suas férias. O verão é a época do ano mais alegre e que melhor se presta ao lazer, enquanto que no outono o tempo é mais instável e normalmente há menos serviços para turistas. No entanto, nem tudo são inconvenientes para quem passa os seus dias de descanso na época outonal. Existem também certas vantagens, como preços mais baixos, poder deitar-se em praias mais calmas ou visitar as cidades sem turismo de massas, entre outras que a seguir vamos conhecer neste artigo.

 

As vantagens de viajar no outono

  • Férias mais económicas. Como é temporada baixa em muitos locais, a viagem pode sair bastante mais barata. Os descontos nos preços notam-se tanto nos transportes (de avião, sobretudo) como nas estadias dos hotéis. É muito mais fácil encontrar no outono ofertas de viagens mais baratas ou descontos de última hora.
  • Escolher as datas. Nos meses do outono viajam menos pessoas, pelo é muito mais fácil escolher os dias exactos para se visitar um determinado destino. Para além disso, há mais locais para escolher para onde viajar, incluindo hotéis mais baratos, que em temporada alta costumam estar cheios.
  • Férias mais tranquilas. Em quase todos os lugares onde não cabia um alfinete no mês de Agosto, durante o outono respira-se calma e sossego. Há menos confusão e menos ruido, e as praias estão livres para desfrutar quase em solidão. Pode-se ainda visitar qualquer museu, exposição ou monumento calmamente (e sem ter de enfrentar filas de espera intermináveis).
  • Clima mais ameno. Em Setembro e Outubro já passou o calor do verão, mas ainda não há aquele frio de inverno. Embora sejam locais que estão abarrotados de gente em Julho e Agosto, muitos desses sítios têm um clima tórrido e abafado. Estes mesmos locais, um ou dois meses depois, têm temperaturas muito mais suaves e menos turistas, sendo a altura ideal para os visitar.
  • Estradas descongestionadas. Uma estrada sem demasiados carros permite chegar ao destino no tempo previsto e de bom humor. Para além disso, pode-se usufruir da viagem e da paisagem. Uma excelente ideia para viajar no outono é fazê-lo de mota e sair das rotas convencionais (auto-estradas e vias rápidas) para descobrir outras localidades menos conhecidas.
  • Desfrutar a natureza. O outono é a temporada ideal para apreciar a natureza, as suas cores, aromas e sabores. As florestas estão em pleno esplendor, e as cores outonais são um espectáculo incomparável.

 

Os inconvenientes das férias no outono

  • Instabilidade meteorológica. A não ser que se viaje para o hemisfério sul ou para climas mais quentes, um dos maiores problemas das férias fora de época é a instabilidade do tempo. É muito fácil ser-se surpreendido por um aguaceiro fortuito ou que à noite a temperatura esteja mais fria e menos agradável.
  • Dias mais pequenos. Outra das razões para não ser tão apetecível viajar no outono é o facto de haver menos horas de luz e fazer menos calor. Os dias mais curtos são mais “tristes”, e convidam menos a sair e a passear.
  • Menos actividades e serviços. Em muitas localidades que vivem do turismo, quando termina o mês de Agosto e com o regresso das famílias a casa, há menos actividades nos hotéis, creches para deixar os garotos mais pequenas ou entretenimento para adultos e crianças. É ainda provável haver menos restaurantes e cafés, gelatarias e negócios dedicados ao lazer, porque alguns apenas abrem durante o verão.
  • Mala mais complicada. Fazer a mala para viajar no outono é mais difícil e trabalhoso do que na época estival. Para além de ser necessária ainda levar roupa leve para tempo quente, é também preciso roupa para este período de transição para tempo mais frio. Se não se quiser chegar ao destino e descobrir que faltam coisas, será boa ideia meter na mala botas e casaco para a chuva e para o frio. Não se esqueça ainda de levar meias e luvas para o caso de vir a ser necessário.
  • Reservas compatíveis para poucos. As férias neste período são mais baratas, mas não são compatíveis com o regresso à escola dos filhos, nem com todos os empregos. Apenas podem ser gozadas por pessoas e famílias que não tenham filhos em idade escolar, ou por quem não seja professor, por exemplo.
Booking.com

Deixe o seu comentário

SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...