Se está a pensar fazer uma escapadela nos próximos tempos, então uma boa recomendação é visitar a cidade de Viana do Castelo, na região do Minho. É fácil chegar até Viana do Castelo indo do Porto ou desde Valença (para quem vem de Espanha). Esta cidade tem um grande valor histórico e arquitectónico. Tem palácios antigos, conventos, igrejas e chafarizes que constituem a herança patrimonial da cidade.
Viana do Castelo tem para oferecer percursos de inspiração manuelina, renascentista, barroca, modernista, etc. O coração da cidade é a Praça da República. Uma vez ali, aproveite para visitar o edifício da Misericórdia e o chafariz, ambos do século XVI, assim como o antigo edifício da Câmara Municipal. Também é uma boa altura para caminhar um pouco pelas belas ruas do centro histórico. A Catedral de estilo românico também merece uma visita.
Viana do Castelo é também conhecida pela arte da filigrana. Pode ver algumas destas obras artesanais no Museu do Traje. No Museu de Arte e Arqueologia pode ver o navio Gil Eanes, construído nos estaleiros da cidade como apoio à pesca do bacalhau.
Para os que buscam uma distracção mais actual, Viana do Castelo é considerada uma meca da arquitectura portuguesa moderna devido à quantidade de nomes importantes da arquitectura contemporânea que deixaram a sua marca em muitos edifícios e espaços da cidade. Nos arredores da cidade pode dar um passeio pela via ciclista litoral ou fluvial, por algum dos caminhos sinalizados, assim como praticar surf, windsurf ou kitesurf e bodyboard nas praias de areias finas e douradas. No rio Lima pode também fazer jet-ski, vela, remo ou canoagem.
Em relação à gastronomia, o mais importante é experimentar os saborosos pratos confeccionados à base de bacalhau. O caldo verde também é aconselhável. E para sobremesa experimente as meias-luas de Viana.