santa luzia

Viana do Castelo, a Jóia Escondida de Portugal

viana do casteloViana do Castelo é uma das cidades menos conhecidas de Portugal, ou pelo menos em relação aos turistas que pouco conhecem sobre o nosso país. É uma cidade localizada na margem direita do rio Lima. Por essa razão é também conhecida como a princesa do Lima. Viana do Castelo é uma cidade muito ligada ao mar devido à sua participação na história dos Descobrimentos portugueses e à pesca do bacalhau. Venha connosco descobrir hoje esta jóia oculta de Portugal.
Se está a pensar fazer uma escapadela nos próximos tempos, então uma boa recomendação é visitar a cidade de Viana do Castelo, na região do Minho. É fácil chegar até Viana do Castelo indo do Porto ou desde Valença (para quem vem de Espanha). Esta cidade tem um grande valor histórico e arquitectónico. Tem palácios antigos, conventos, igrejas e chafarizes que constituem a herança patrimonial da cidade.
Viana do Castelo tem para oferecer percursos de inspiração manuelina, renascentista, barroca, modernista, etc. O coração da cidade é a Praça da República. Uma vez ali, aproveite para visitar o edifício da Misericórdia e o chafariz, ambos do século XVI, assim como o antigo edifício da Câmara Municipal. Também é uma boa altura para caminhar um pouco pelas belas ruas do centro histórico. A Catedral de estilo românico também merece uma visita.
santa luziaQuem gosta de tirar fotos (e das boas vistas) deve subir ao monte de Santa Luzia (pode ir de funicular) para poder desfrutar de umas vistas espectaculares sobre a cidade. Dali poderá ver a totalidade da cidade, o mar e a foz do rio Lima. Esta vista panorâmica já foi reconhecida a nível internacional como uma das mais belas do mundo, segundo a revista National Geographic. O Santuário do Sagrado Coração de Jesus fica situado neste monte e é um dos pontos turísticos mais visitados da cidade. As obras deste Santuário começaram no ano de 1904 e terminaram apenas no ano de 1959.
Viana do Castelo é também conhecida pela arte da filigrana. Pode ver algumas destas obras artesanais no Museu do Traje. No Museu de Arte e Arqueologia pode ver o navio Gil Eanes, construído nos estaleiros da cidade como apoio à pesca do bacalhau.
Para os que buscam uma distracção mais actual, Viana do Castelo é considerada uma meca da arquitectura portuguesa moderna devido à quantidade de nomes importantes da arquitectura contemporânea que deixaram a sua marca em muitos edifícios e espaços da cidade. Nos arredores da cidade pode dar um passeio pela via ciclista litoral ou fluvial, por algum dos caminhos sinalizados, assim como praticar surf, windsurf ou kitesurf e bodyboard nas praias de areias finas e douradas. No rio Lima pode também fazer jet-ski, vela, remo ou canoagem.
Em relação à gastronomia, o mais importante é experimentar os saborosos pratos confeccionados à base de bacalhau. O caldo verde também é aconselhável. E para sobremesa experimente as meias-luas de Viana.
7

Sem comentários

Deixar um comentário

SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...