Mais Turismo

Viana do Castelo – a princesa do Lima

Viana do Castelo - a princesa do LimaPortugal tem mais de 830 quilómetros de costa. Se começarmos um percurso pela costa norte de Portugal podemos ver a beleza e a tranquilidade de Viana do Castelo.

Viana do Castelo fica apenas a uns 25 minutos do aeroporto Francisco Sá Carneiro no Porto e a cerca de 50 quilómetros da fronteira com Espanha, entre a foz do rio Minho e o Porto.

A “Princesa do Lima” como também é conhecida a sede de concelho e de distrito de Viana do Castelo, na província do Minho, descansa na margem direita da foz do rio Lima. Quando chegamos a Viana do Castelo temos a sensação de estar perante um grande rio, mas a presença de enormes barcos atracados no porto, trazem-nos à realidade do mar.

Às extraordinários vistas criadas pelo rio e o mar, une-se a presença de colinas cobertas de vegetação, que no seu conjunto é sem duvida o melhor convite à tranquilidade e a relaxamento.

Acompanhando o percurso do rio Lima para o norte, encontramos uma série de praias fluviais banhadas pelas suas água.

A lista das praias de Viana do Castelo é extensa, começando pela praia da Arda, uma acertada combinação entre areia branca, monte e um certo ar selvagem. Se aqui estivermos ao por do sol, podemos sentir que o paraíso está mesmo ali.

A praia do Cabedelo é outra boa praia, também recomendada para surfistas e que ostenta a bandeira azul de qualidade. Um lugar onde se pratica nudismo é a praia de Afife. Uma ampla praia de ondas altas e com cerca de 3 quilómetros de extensão, rodeada por um parque natural protegido, sem construções próximo e não muito longe da cidade de Viana do Castelo. Algumas outras praias são: praia de Moledo, praia de Ancora, praia de Carreço, praia do Paçô ou praia Dourada.

É difícil resistir ao encanto de Viana do Castelo seja no Inverno ou no Verão, pois mesmo se a visitarmos fora da época de praia, a sua história e arquitectura que enchem as ruas resultam numa interessante visita.

Um importante número de praias e infinitos lugares para descobrir aguardam-nos em Viana do Castelo. A capital do folclore português é uma tentação constante com a sua arquitectura de belas fachadas adornadas com azulejos de requintados traços e cores e com a sua inigualável riqueza etnográfica como um dos seus principais atractivos.

Alojamento:

 

Exit mobile version