o que ver em amarante

Onde comer, dormir e o que ver em Amarante

Amarante estava na minha lista de lugares a visitar há vários anos. No verão passado estava prestes a ir ao parque aquático mas acabei no Porto.
Amarante é uma pequena cidade no norte de Portugal. A ponte de São Gonçalo que atravessa o rio Tâmega é um dos seus marcos, pois é o símbolo da resistência do povo às tropas de Napoleão que invadiram Portugal no início do século XIX. Ao lado da ponte, o Convento de São Gonçalo, outra visita a não perder.
O rio Tâmega nasce perto de Laza, na Galiza, e desagua no rio Douro, na zona de Entre-os-Rios. Em Amarante aproveite para conhecer o Museu Municipal Amadeu de Souza-Cardoso, um artista local com o seu próprio museu e uma referência em Portugal, um precursor do modernismo português. O museu tem exposições temporárias, permanentes e vários eventos artísticos internacionais com lugar em várias épocas do ano.
Outros lugares a não perder são a Igreja de São Domingos, a Igreja de São Pedro e o Solar dos Magalhães. Todos eles são de grande importância arquitetónica.
o que ver em amarante

Doces típicos de São Gonçalo

Amarante é conhecida pelos seus doces, principalmente os Bolos de São Gonçalo. A festa em honra de São Gonçalo acontece normalmente no primeiro fim de semana de junho. Os bolos mais famosos de Amarante fazem correr muitas histórias. Com formas fálicas, são conhecidos por caralhinhos ou colhões de São Gonçalo. Nomes para estes bolos em forma de grandes pénis, que o farão sorrir um pouco.
A tradição diz que, se a coisa dos homens não funcionar, podem ir ao santo e pedir-lhe que a repare. No caso das mulheres, se não conseguirem encontrar o homem da sua vida, será o santo que o encontrará para elas. De qualquer forma, se souber de histórias de sucesso, informe-me que também quero conhecer.
“São Gonçalo de Amarante 
Casamenteiro das velhas 
Porque não casais como novas 
Que mal vos fizeram elas?”

Confeitaria da Ponte, a mais famosa da cidade

A Confeitaria da Ponte é a mais antiga de Amarante, em atividade desde 1930, e uma referência em doces conventuais, todos feitos com ovos, farinha, açúcar, amêndoas, etc.
Deliciosos bolos com nomes como Papos de Anjo, Lérias, Brisas do Tâmega, Foguetes ou Doces de São Gonçalo que, acompanhados por um vinho verde amarantino, farão um par perfeito. Se quiser levar alguns para casa, serão uma perfeita lembrança ou presente. Pode também tomar uma bebida na esplanada com ótimas vistas sobre a cidade, a ponte e o rio.

Des Arts Hostel and Suites

Fiquei no Des Arts Hostel and Suites, um edifício do início do século XX que foi um antigo hotel e foi recentemente restaurado prestando homenagem a artistas locais, pessoas relacionadas com arte e literatura que fazem parte da história, nomes como Amadeu de Souza-Cardoso, Sophia de Mello Breyner ou Mário Cesariny entre outros fazem parte da decoração e história deste hotel, nas suas paredes com pinturas, cartões postais, cartas.
O pequeno-almoço no Des Arts Hostel and Suites é fantástico, baseado em pastelaria caseira e grande pão caseiro, numa sala de refeições muito fresca, onde não faltam pormenores. Foi ótimo desfrutar de um pequeno-almoço de lazer com música de fundo com vista para o passeio junto ao rio.
Como o hotel estava cheio, o meu quarto estava no rés do chão do hotel ao lado da receção, um pouco frio e com muito barulho da rua, mas o resto dos quartos são muito frescos e com belas vistas. Pelo menos outros convidados com quem falei ficaram encantados. Se decidir ficar aqui, quando reservar, peça para não obter esse quarto, de resto este hotel é altamente recomendado.
Se lhe apetecer tomar uma bebida no bar, a decoração é muito interessante. Tem também uma pequena ementa com vários petiscos muito interessantes. É muito acolhedor, como se pode ver nas fotos. Deixo-vos o link de reserva caso queiram ver mais fotografias ou verificar os preços.
amarante

Hotéis em Amarante

Aqui estão alguns links para outros hotéis em Amarante, dê uma vista de olhos e tenho a certeza que um deles se adequará às suas necessidades.
  • Hotel Casa da Calçada Relais & Chateaux. Numa estupenda casa senhorial do século XVI, este hotel boutique está localizado no centro de Amarante e oferece vistas sobre o rio Tâmega. Início
  • Monverde – Hotel Wine Experience. A cerca de 5 km do centro e um hotel superfresco e muito moderno no meio das vinhas, tem um spa com diferentes tratamentos relaxantes e massagens. Outro dos meus favoritos na região.
  • Des Arts Hostel and Suites, esta é a que mencionei no correio e onde fiquei uma das vezes, tem uma parte de albergue com quartos partilhados e quartos duplos. Muito central.

Onde comer em Amarante

Se quiser um lugar para comer, eu fui a um lugar junto perto da ponte chamada Tasquinha da Ponte, um pequeno espaço mesmo em frente à Confeitaria da Ponte com bons preços.
Outro restaurante onde jantei foi a Taberna do Coelho, localizado na periferia da cidade, mas de fácil acesso de carro. Na Taberna do Coelho comi entradas com carnes frias, presunto e queijos regionais, salgados, bolinhos de bacalhau e croquetes. O prato principal do jantar foi um maravilhoso cabrito assado com vinhos da região.
Recomendaram-e ainda o Restaurante A Eira, mas desta vez não pude ir, por isso tomei nota para uma visita futura para experimentar.

FOL Gourmet Popcorn

Uma loja curiosa é a Fol Gourmet Popcorn, um negócio que eu nunca imaginei que pudesse estar neste lugar (ou em qualquer outro), pois é um produto tão específico, que ter uma loja de pipocas gourmet pareceu-me um conceito muito interessante. AS pipocas podem ser doces, salgadas ou agridoces mas também têm sabor a Pizza Margherita, Pistachio, Chili Pepper, Capuchino, Chocolate Fondent e Chocolate branco com Pretzels e Caramelo. Muito em breve, poderão ser degustadas Fol Gourmet Popcorn com sabor a Vinho do Porto.
amarante

Sair à noite em Amarante

Fui dar um pequeno passeio para tomar uma bebida e não muito mais, mas se decidir sair para tomar uma bebida, o Tílias Lounge junto à ponte é uma boa escolha: terraço com vista, coquetéis, música, bom ambiente… embora Amarante não seja um lugar para grandes saídas à noite, tem os dois ou três bons lugares, e é só isso.

Parque aquático de Amarante

Este aquaparque em Amarante é um dos locais mais procurados por turistas para visitar em Amarante durante os meses de verão. O parque aquático de Amarante está aberto de junho a setembro com preços de 7 euros a 18 euros: tudo depende da estação do ano e da idade.
Se gosta de parques aquáticos, este é um dos parques a conhecer, por isso tome nota, mas tente evitá-lo nos fins de semana ou na época alta, pois tende a estar muito cheio.
Se decidir passar um fim de semana tranquilo num local com muito charme, talvez Amarante seja uma boa escolha. Caso contrário, continue a navegar no blogue e terá a certeza de encontrar algumas opções interessantes para desligar durante alguns dias.
3

Sem comentários

Deixar um comentário

SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...