Caminhos das aldeias da Lousã

Caminhos das aldeias da Lousã

No passado dia 3 de Julho, a Caminhos Com Vida – Turismo Cultural e Ecoturismo, Lda realizou mais um passeio pedestre interpretativo.

Desta vez andámos pelo Caminho das Aldeias da Lousã. A serra da Lousã, com cerca de 1200 m de altitude, é uma das formações montanhosas mais importantes de Portugal. Situa-se a sudeste de Coimbra e caracteriza-se por apresentar um relevo ondulado, próprio dos substratos de xisto e vales muito profundos, quase inacessíveis.

A serra apresenta, ainda, espaços naturais pouco sujeitos a agressões e intervenção humana e aldeias (integradas na rede Aldeias do Xisto) que nos fazem recuar para um tempo onde o homem estava completamente ligado à natureza.

Os bosques de carvalho-alvarinho e castanheiro e os cursos de água límpida com a sua vegetação ripícola são autênticas relíquias naturais. Os matos de altitude e as clareiras com vegetação herbácea apresentam uma elevada biodiversidade, proporcionando momentos de observação da natureza ímpares.

O passeio teve início junto ao mítico Castelo de Arouce. Descemos até à piscina fluvial que se encontra ali perto e subimos ao Santuário da Nossa Senhora da Piedade. A partir do Santuário seguimos pelo trilho, que em tempos não muito distantes, era a única ligação das aldeias serranas à vila da Lousã. Passámos pela aldeia do Talasnal, onde tivemos a oportunidade de provar os deliciosos Retalhinhos e degustar licores caseiros. De seguida passámos pelo Casal Novo, onde mais uma vez, tivemos a oportunidade de admirar as belas construções de xisto.

O passeio terminou no local onde foi iniciado e onde, tal como no início, nos deliciamos com um magnífico chá.

Este passeio faz parte do programa Passeios Pedestres Interpretativos nas Aldeias do Xisto – Verão 2011. Neste Verão venha descobrir a natureza, conhecer aldeias e mergulhar nas águas límpidas das praias fluviais do interior do país.

18 de Setembro – Caminho da Foz do Cobrão (Vila Velha de Ródão)

Mais informação em www.caminhoscomvida.com

Booking.com

Sem comentários

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...