Será que pertence ao grupo daqueles que gostam de fazer coisas diferentes nas suas férias? Está cansado de ir à praia e não ter sitio nem para respirar, ou de ter que pagar preços exorbitantes por um jantar no restaurante da moda? Se é este o seu caso, então saiba que existem propostas diferentes para poder desfrutar calmamente dos seus dias de descanso. Se gosta de mar e de tranquilidade, então certamente que o que hoje lhe propomos irá deixá-lo maravilhado: alugar um farol para passar férias.
Nos últimos anos, com a introdução de toda uma série de avanços tecnológicos na navegação, que tem havido bastantes faróis a fechar portas e que acabaram abandonados. Mas também houve quem tivesse uma ideia brilhante, tendo conseguido aqui ver um recurso turístico com um grande potencial por explorar. Com alguma imaginação, algumas obras e uma pintura nova, foi possível transformar velhos faróis numas belas e pitorescas casas à beira mar e com uma vista magnífica. E a tranquilidade está garantida porque não é costume haver vizinhos vários quilómetros em volta.
O único problema está no facto de isto ainda não ser possível de fazer no nosso país, pelo que terá de fazer uma pequena viagem de avião até países como a Noruega ou a Croácia. Aqui os faróis pertencem ao Estado, e tanto quanto sei, não existem quaisquer planos para os transformar em espaços residenciais. Mas fora do nosso país as propostas para alugar um farol já são bastantes.
Noruega e Croácia
A Noruega será provavelmente um dos países onde o aluguer de faróis é mais comum. Desde que em meados dos anos 90 se começou a automatizar os sinais de iluminação, que os noruegueses começaram a adaptá-los, tendo mesmo sido criado uma rota dos faróis que abarca toda a costa do país.
A Croácia também tem mais de meia centena de faróis adaptados especificamente para alojamento turístico. Entre existem imensas hipóteses de escolha. Há faróis que estão próximos de localidades onde é possível ir abastecermo-nos de comida e de produtos de primeira necessidade, e também há faróis que ficam mais isolados e para onde é preciso levar todo o material e comida necessários para o período em que se pretenda ficar instalado de férias.
Rocha Valente Mikáá
22 de Abril de 2016O título deste post despertou-me a atenção. Sou do Algarve, e para quem puder, recomendo passarem uns dias na Ilha do Farol, no Algarve em Faro. Aproveitem para passearem por lá e darem uns belos mergulhos…. há, e claro, dar um posseio de barco à “roda” da ilha seria optimo.