Os 10 países mais perigosos e violentos do mundo

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

países perigososQuando escolhemos um destino para viajar é normal termos em conta factores como os preços, o património artístico e cultural, as paisagens naturais, as praias, os museus, etc. No entanto, muitas vezes esquecemo-nos de um factor fundamental: a segurança.

A segurança é um tema na ordem do dia, muito por culpa dos recentes atentados terroristas em Paris, uma das cidades mais visitadas em todo o mundo. Apesar disso e na minha opinião Paris deverá ser actualmente uma das cidades mais seguras do mundo, principalmente devido à segurança apertada colocada no terreno pelas autoridades francesas. Mas existem países onde a insegurança e violência marcam o dia-a-dia, não havendo alturas mais seguras para os visitar. É precisamente sobre estes países que vamos hoje falar, porque apesar de podemos enfrentar situações perigosas em qualquer lugar do mundo, há alguns países que são mais violentos e perigosos do que outros, pelo que será aconselhável evitá-los sempre que possível.

Para que possa dispor de mais informação útil para organizar convenientemente as suas viagens, vamos hoje falar sobre os países mais perigosos do mundo em 2015. Para isso, vamos basear-nos no Global Peace Índex 2015, um relatório que nos informa sobre os países mais pacíficos e mais perigosos do mundo.

 

  1. Síria

países violentosComo não podia deixar de ser, o país mais violento do mundo é actualmente a Síria, que está em guerra civil desde 2011. Recordemos que o Estado Islâmico está a tentar construir um estado em alguns países do Médio Oriente, embora possamos dizer que a situação é particularmente grave na Síria, país de onde têm partido numerosos refugiados em direcção principalmente da Europa.

 

  1. Iraque

iraqueEmbora a guerra no Iraque tenha terminado oficialmente em 2011 (recordemos que em 2003 os Estados Unidos e o Reino Unido invadiram este país), o clima de insegurança tem vindo a crescer cada vez mais. Os sequestros a estrangeiros, o risco de atentados ou a violência contra civis são algumas das causas pelas quais o Iraque se situa no lugar número 2 desta lista.

 

  1. Afeganistão

paises mais perigosos do mundoTambém não falta nesta lista o Afeganistão que há muitos anos é considerado um país extremamente perigoso. Como poderá imaginar, a ameaça terrorista dos grupos islâmicos e os sequestros a estrangeiros são algumas das maiores ameaças do país.

 

  1. Sudão do Sul

paises mais violentos do mundoEmbora seja um país independente há apenas 4 anos, o Sudão do Sul está em guerra civil desde há dois anos, e já morreram mais de 50.000 pessoas devido à mesma. Para além disso, trata-se de um dos países com maior número de deslocados e refugiados em todo o mundo.

 

  1. República Centro-Africana

paises mais perigosos

Refugees of the fighting in the Central African Republic observe Rwandan soldiers being dropped off at Bangui M’Poko International Airport in the Central African Republic Jan. 19, 2014. U.S. forces were dispatched to provide airlift assistance to multinational troops in support of an African Union effort to quell violence in the Central African Republic. (U.S. Air Force photo by Staff Sgt. Ryan Crane/Released)

Desde que a República Centro-Africana foi fundada em 1958, o país já sofreu diversos golpes de Estado. Embora em 2014 o país tenha elegido um novo governo, os conflitos armados continuam e vão destroçando comunidades por todo o país. Com efeito e segundo dados da UNICEF, pelo menos uma criança foi assassinada ou mutilada por dia durante o ano de 2014 e mais de 10.000 foram recrutadas por grupos armados.

 

  1. Somália

paises inseguros

The camera shoots past some Somalis from the village of Maleel as they watch a US Marine CH-53 Sea Stallion deliver a sling load of wheat donated by the people of Australia. Several Somali men and Australian Army Soldiers wait near the loading zone where the helicopter rotor wash is kicking up large amounts of red dirt. This mission is in direct support of Operation Restore Hope.

Outro país africano que se encontra nesta lista é a Somália que está em guerra civil desde 1991, ano em que ocorreram insurreições contra o regime de Mohamed Siad Barre. Mas para além da violência, um dos principais problemas do país é a fome.

 

  1. Sudão

falta se gurançaJá referimos o Sudão do Sul, mas também a República do Sudão está presente nesta lista, ocupando o lugar número 7. Este país é governado através de um sistema autoritário onde os direitos humanos não são respeitados.

 

  1. República Democrática do Congo

turismoNo oitavo posto encontramos a República Democrática do Congo, que em 2011 também foi considerado como sendo o país mais pobre do planeta. Os conflitos armados dominam o panorama desde que o país ganhou a independência em 1960 e têm deixando atrás de si milhões de mortos.

 

  1. Paquistão

paises islamicosVoltamos ao Médio Oriente para falar do Paquistão, onde estalou um conflito armado entre grupos religiosos e o exército do país no ano de 2004. Actualmente os grupos religiosos violentos continuam a ser a principal ameaça do país onde os atentados são o pão nosso de cada dia.

 

  1. Coreia do Norte

paises perigosos para viajar

A North Korean missile unit takes part in a military parade to celebrate the 75th anniversary of the founding of the Korean People’s Army in Pyongyang in this picture taken April 25, 2007. North Korea fired several short-range missiles towards the Sea of Japan on Friday morning, Kyodo news agency said, quoting Japanese and U.S. Officials. REUTERS/Korea News Service (NORTH KOREA) JAPAN OUT

O décimo lugar da lista é ocupado pela Coreia do Norte, que entrou para esta lista (entre outras coisas) por mérito próprio do líder do país, o ditador Kim Jong-un, que mantém atemorizada a maior parte da população. Há que não esquecer que este país continua em guerra com a Coreia do Sul, bem como a ameaça nuclear que este país asiático representa.

Booking.com

Deixe o seu comentário

SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...