região Centro de Portugal

À descoberta da região Centro de Portugal

região Centro de PortugalA região centro de Portugal, entre os rios Douro e Tejo é uma região com paisagens tão diversas como belas, merecendo ser conhecida não só pelos portugueses como pelos turistas de outros países que querem conhecer um pouco da nossa história e cultura.

No litoral temos praias espectaculares, com algum vento, mas por isso mesmo perfeitas para a prática de surf, windsurf e toda a prática de actividades desportivas. As muitas localidades à beira mar são um eterno convite ao lazer sem grandes deslocações para a generalidade dos portugueses, pelo que há que aproveitar as nossas riquezas naturais, históricas e culturais para podermos fazer uma férias baratas, na nossa terra, mas mesmo assim espectaculares. As oportunidades para umas férias baratas não se encontram apenas no estrangeiro, mas principalmente dentro do nosso país, por isso hoje vamos à descoberta da região dentro de Portugal.

 

O litoral entre o Porto e Lisboa – A região Centro de Portugal

A cidade mais importante na região será claramente a antiga e universitária Coimbra, uma das capitais históricas de Portugal. Elevada numa colina ao lado do rio Mondego, a cidade desenvolveu-se em volta da antiga Universidade de Coimbra.

Coimbra é a base de operações ideal para partir à descoberta do litoral centro de Portugal. Apenas a cerca de vinte quilómetros encontramos Conimbriga, antiga cidade romana, que exibe a maior colecção de restos romanos do país. Perto de Coimbra encontramos ainda Montemor-o-Velho, o Luso e o Buçaco. Tudo a menos de uma hora de carro de Coimbra.

As praias da costa também merecem a visita. Nesta costa, também conhecida como Costa de Prata podemos ainda encontrar praias virgens e calmas, sobretudo perto da praia de Mira. As cidades maiores desta região litoral são a Figueira da Foz, que ainda preserva um aspecto notavelmente tradicional, e Aveiro com as suas praias, cidade virada para um estuário e cujo terreno está rasgado por canais. No limite norte da região e apenas a 18 quilómetros do Porto fica Espinho, outro lugar onde a praia é rainha.

Nesta região é um prazer seguir o curso dos rios. Por exemplo desde Aveiro até Vouzela, uma bela vila. A norte destaque para Arouca com o seu convento e as notáveis paisagens das serras da Freita e de Arada. Outras serras mais a sul são a serra da Lousã e do Açor, salpicadas de pequenas povoações tradicionais como por exemplo Piodão.

 

Beira interior

Embora a região interior do centro de Portugal não tenha sido uma região tradicionalmente não tão isolada como Trás-os-Montes, ainda assim conservou o seu aspecto tradicional e pouco modificado por modas vinda do exterior. Aqui podemos encontrar algumas das paisagens e cidades mais belas de Portugal, e menos exploradas pelo turismo de massa.

Merece a pena passar uma noite em Viseu, cidade tão antiga como interessante. A leste eleva-se a cada passo a formidável Serra da Estrela, um conjunto montanhoso muitas vezes apenas acessível por antigos caminhos e salpicada de pequenas aldeias. Se quer natureza aqui é o local ideal, no Parque Natural da Serra da Estrela, poderá explorar a montanha e abrigar-se nos hotéis ou alojamentos tradicionais da zona, e se for Inverno praticar um pouco de esqui, na única pista existente em Portugal.

Outra visita que merece a pena é à Covilhã, cidade usada pelos turistas como base de operações para ir praticar alpinismo ou esqui.

Partindo para norte rapidamente iremos encontrar a cidade da Guarda. A norte da Guarda fica a Beira Alta, cujos picos são coroados por cidades e castelos protegidos por muralhas, como se ainda vigiassem a fronteira com Espanha. A sul da Guarda encontramos Sortelha e a serra da Malcata onde ainda tentam sobreviver alguns linces ibéricos.

A Beira Baixa reserva-se uma paisagem menos acidentada que a Beira Alta. A meio caminho entre a Covilhã e Castelo Branco está outra serra interessante, a Serra da Gardunha. Mais para leste fica a localidade de Castelo Novo, outra interessante visita.

A partir de Castelo Branco onde facilmente encontramos alojamento, poderemos facilmente fazer uma visita a Idanha-a-Velha ou Monsanto.

Booking.com

Sem comentários

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...