A região de Leiria

A região de Leiria

A região de LeiriaQuando visitamos as praias do nosso litoral, não imaginamos regressar sem visitar tudo o que aqui há por descobrir e admirar.

Saindo de Coimbra, viajamos uns 70 quilómetros pela Costa de Prata, desfrutando da paisagem fértil, numa original mistura de praias, vilas e cidades com historia, até entrarmos no distrito de Leiria.

Somos recebidos por um magnífico cenário montado de locais dotados de uma imensa variedade de atractivos. Aproximamo-nos de Lisboa, mas a paisagem e a gastronomia extremamente ricas de toda a região, mantem-nos ocupados por muito tempo. Leiria tem uma situação geográfica privilegiada, entre os distritos de Coimbra, Castelo Branco, Santarém e Lisboa, e com um imenso litoral formado por grandes areais, protegido pelo famoso pinhal de Leiria, formando um original contraste com o azul do Atlântico.

Belos povoados com muita historia, ricas em cultura, com uma grande diversidade geográfica, caracterizadas como núcleos urbanos dinâmicos, é o denominador comum da região de Leiria.

Podemos acercar-nos das praias seguindo o percurso do Rio Lis, principal via fluvial que curiosamente corre de sul para norte, deixando para trás terras férteis, produto também de uma verdadeira obra de engenharia rural que permite através do uso de valas, a rega necessária para a agricultura. A nascente do Rio Lis fica no Lugar das Fontes e percorre mais de 40 quilómetros, passando pelos pinhais de Leiria, para finalmente depositar as suas aguas no mar em Vieira de Leiria.

Uma sucessão de praias percorre o litoral do distrito de Leiria, das quais mais adiante iremos ainda percorrendo uma a uma. Mas por agora detemo-nos pelo tempo necessário para visitar a cidade de Leiria, capital do distrito.

 

Sobre Leiria

Distante 146 quilómetros de Lisboa e 72 quilómetros de Coimbra, a cidade de Leiria fica junto a um importante nó de estradas e autoestradas que facilita enormemente as comunicações com o resto do país. O antigo castelo de Leiria é o monumento histórico que simboliza as origens da cidade. Protegido por grandes muralhas, guarda no interior o seu passado como fortaleza militar e palácio real.

O centro histórico da cidade de Leiria é um local cheio de historias para contar e descobrir, havendo curiosidades impossíveis de deixar de observar como a Praça Rodrigues Lobo, a rua Afonso de Albuquerque, a antiga rua do Aljube, Fonte do Freire, a Catedral de Leiria ou a Capela de Nossa Senhora de Graça.

Quando iniciamos o caminho até à praia é quase imprescindível visitar as termas de Monte Real, entre Leiria e a Praia da Vieira.

 

É preciso ganhar coragem para abandonar Leiria e começar a percorrer a costa. a região centro de Portugal tem imensos quilómetros de praia que é preciso usufruir calmamente e praia a praia. É preciso algum tempo para gozar tudo o que a Costa de Prata reserva a quem a visitar.

1

Sem comentários

Deixar um comentário

SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...