Continuando pelo Algarve podemos encontrar lugares com uma historia extensa e cheios de aventuras.
Destas costas saíram os grandes navegadores que abriram as rotas pelo mundo no século XVI. O porto de Lagos, por exemplo, tornou-se naquela época na porta de acesso à Europa para os grandes conhecimentos vindos do outro lado do mar. Era também o porto de despedida mais cruel, pois ninguém sabia o que encontraria além do horizonte nem se voltaria novamente a terras lusas.
A historia de Lagos está intimamente ligada ao mar. Hoje em dia é um ponto turístico de grande importância e com uma riqueza arquitectónica difícil de igualar. Os palácios e igrejas dos séculos XVI e XVII, com as suas decorações estilo barroco tão típicas, continuam a nos maravilhar com os seus pormenores e cores.
Pelas ruas de Lagos podemos ver a mestria na construção das suas casas coloridas nas ruas estreitas. Pequenas portas e janelas bordejadas a azul ou amarelo, casas adornadas de azulejos, varandas com ferros artisticamente trabalhados e igrejas brancas com altares em talha dourada.
Lagos guarda os seus segredos na natureza das suas costas recortadas pelas praias: Meia Praia, Burgau, Dona Ana e a impressionante Ponta da Piedade. Visite os miradouros virados para um mar de um azul intenso ladeados de rochas desafiando o céu.
Aproveite para também dar um passeio de barco visitando os promontórios, grutas e pontes naturais na zona da Ponta da Piedade perto da zona do farol, maravilhoso ponto panorâmico que nos desafia com 197 degraus até tocar o mar.
Lagos, história e aventura mesmo ao lado da praia.
Imagens via Pixabay e simplethtrill