leshan

O Grande Buda de Leshan

leshanO Grande Buda de Leshan é um precioso património histórico da China; localizado na montanha Lingyun, a leste do monte Emei, em Sichuan. É a maior estátua de Buda do mundo com 71 metros de altura, esculpida durante a dinastia Tang, sobre o arenito vermelho, na encosta da montanha.
Sua localização não foi escolhida ao acaso. O Buda está erguido na região exacta onde os rios Ming, Dadu e Qingyi correm um ao lado o outro, e sua edificação visava aproveitar a força sagrada budista para controlar as inundações desses rios. Deste modo protegeria os navegantes, pois a história conta que aquele local era extremamente perigoso para a navegação. Verdade ou não, desde feito o Buda o local se tornou seguro para a passagem dos barcos.
Esta obra começou através de um monge chamado Haitong, ao visitar a província de Sichuan, decidindo ali construir a estátua. Sendo assim, passou a pedir esmolas em todo o país. Também foram utilizados fundos públicos do governo regional para a construção, e com tal verba lhe veio a ameaça de um funcionário local, dizendo que iria cegá-lo se não aceitasse um corte dos fundos recebidos. Como resposta o monge arrancou seus próprios olhos, mostrando o seu comprometimento e protegendo o dinheiro arrecadado.
Livre de qualquer empecilho, o pioneiro da obra seguiu no seu projecto por 20 anos, obtendo os primeiros recursos, e viera a falecer depois de construir a cabeça da estátua. No entanto, o trabalho, que teve inicio em 713 d.C., continuou através das gerações seguintes, concluindo o Buda 90 anos depois.
Depois de sua construção, havia sido desenvolvido um quiosque de 13 pisos para proteger o local. Mas o que se pode encontrar hoje são alguns vestígios de sua existência nas encostas e no corpo do Buda, pois esta parte foi destruída numa guerra.
O Buda pode ser visto de longe, em seus variados ângulos. Sua cabeça mede 14,7 metros, com largura de 10 metros; a orelha possui 7 metros de altura, já o nariz e sobrancelhas possuem 5,6 metros; os olhos medem 3,3 metros; os ombros 24 metros. O pé é de 8,5 metros de largura.
Além de sua magnitude, na obra existe um impressionante sistema de drenagem de água, muito bem projectado e invisível, incrustado nos franzidos dos vestuários, nos braços e costas da estátua, de maneira que a água é drenada oportunamente, facilitando a ventilação, e prevenindo assim o desgaste natural do monumento.
Para chegar perto do pé da estátua é preciso descer a íngreme escadaria das nove voltas. A fila é constante e muito frequentada pelos turistas. A saída do local se dá por meio de cavernas e túneis, dentro da montanha.
O Grande Buda de Leshan foi declarado Património Mundial da Unesco em 1996.

Booking.com

Sem comentários

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...