o que fazer no porto

10 Coisas Para Fazer no Porto (Sem Gastar 1 Euro)

Hoje vamos percorrer a cidade do Douro, das caves do vinho do Porto, dos eléctricos e das pontes… recordando algumas das visitas e percursos gratuitos com 10 coisas para fazer no Porto e que nos vão surpreender por diversas razões.
Porque apesar de valer bem a pena gastar alguns euros para fazer determinadas visitas, há outras que podemos fazer sem gastar um único euro, impregnando-nos com o sabor de uma cidade muito especial, contemplando as suas melhores vistas, os museus, as ruas empedradas…

Passear pela Ribeira

coisas para fazer no portoPara começar este percurso de coisas para fazer no Porto vá passear pelo animado ambiente da zona da Ribeira, nas margens do rio Douro. É um clássico na cidade do Porto, não custa nada e permite-nos tirar algumas das mais belas fotos da cidade. Aproveite para descansar na margem e ver os barcos rabelos a passar no Douro.

Subir ao cimo da Ponte Dom Luís I

o que fazer no portoSuba até ao tabuleiro superior da Ponte Dom Luís I e tenha algumas das melhores vistas da cidade (a 70 metros sobre o rio). Aproveite para tirar as melhores fotos da cidade. A própria ponte, construída por um aluno de Gustave Eiffel é impressionante com a sua forma geométrica sobre as águas do Douro.

Mercado do Bolhão

o que ver no portoUm passeio pelo Mercado do Bolhão, com as suas lojas típicas, o ar decadente de alguns pontos de venda, os odores e o colorido dos produtos expostos para venda… Tudo nos remete para outros tempos, às origens do mercado em inícios do século XX. Actualmente este mercado está em remodelação e tem instalações temporárias na mesma rua.

Passeio pela Avenida dos Aliados

actividades gratuitas no portoCaminhe pela Avenida dos Aliados e aprecie os edifícios de granito com fachadas harmoniosas e que lembram tempos passados. É ali também que fica a Praça da Liberdade e a estátua de D. Pedro IV (D. Pedro I do Brasil). Este local foi sujeito a obras em 2006 e teve Siza Vieira – um dos principais arquitectos portugueses – como um de seus responsáveis. Aprecie também o espelho d’água ali colocado para reflectir o edifício da Câmara Municipal do Porto.

Visite o Centro Português de Fotografia

visitas no portoJunto à igreja e à Torre dos Clérigos (entrada paga) fica o Centro Português de Fotografia. Um museu grátis a que recomendamos fazer uma visita, localizado no edifício da antiga Cadeia da Relação que atrairá a atenção de apreciadores e profissionais da arte fotográfica. As competências que lhe estão atribuídas visam a promoção e valorização do património fotográfico, que inclui o tratamento arquivístico de espécies e a gestão da Colecção Nacional de Fotografia

Passeie pelos jardins do Palácio de Cristal

passear no portoO Palácio de Cristal e os seus jardins. Deixe-se surpreender pelo traçado singular do edifício, mas aproveite para relaxar num passeio pelos seus jardins, com belos recantos e excelentes vistas da cidade e do rio.

Visite o Museu Romântico

portoJunto ao Palácio de Cristal podemos visitar gratuitamente aos fins-de-semana o Museu Romântico. Este é um passeio histórico que nos aproxima dos ambientes do século XIX.

Visita ao Museu Soares dos Reis

museu soares dos reisAos Domingos e feriados até às 14 horas também é grátis a visita ao Museu Nacional Soares dos Reis, o museu público mais antigo de Portugal, situado no Palácio dos Carrancas. Nas diferentes salas do museu, você poderá ver gravuras, mobiliário e cerâmica. No entanto, a parte mais importante do museu são as colecções de pintura e escultura, entre as quais se destaca a obra do escultor português António Sares dos Reis, que dá nome ao museu.

Aprecie os azulejos da Estação de São Bento

estação de são bentoA Estação de São Bento. O que há para fazer numa estação de comboios que não seja subir a uma carruagem? Na Estação de São Bento não é preciso entrar dentro do comboio, nem comprar um bilhete para ficarmos surpreendidos com uma maravilhosa amostra de arte portuguesa: os murais de azulejos que deslumbram todos os turistas ou visitantes mais curiosos.

Uma visita às caves de vinho do Porto

caves de vinho do portoEmbora a maioria das caves de vinho do Porto cobre uma entrada para visitar as suas instalações, há algumas caves mais pequenas transformadas em “lojas com provas”, com alguns barris a decorar o espaço, que anunciam degustações gratuitas de vinho. Não será um vinho tão bom como os das outras caves prestigiadas de visita paga, mas pode ser um bom início.
Esperamos que este percurso com 10 coisas para fazer no Porto sem gastar 1 euro, o tenha inspirado a conhecer a cidade ou regressar a ela para conhecer todas as suas possibilidades.
O que não custa dinheiro é percorrer as ruas e praças do Porto e arredores. Aproveite para tirar boas fotos da cidade, das ruas, das fachadas dos edifícios e das paisagens… e ficará maravilhado com a beleza que a cidade do Porto tem para oferecer.
Aproveito para lhe desejar uma boa viagem!
Booking.com
2

Sem comentários

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...