As cidades mais populosas do mundo

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

cidades mais populosasAs cidades mais populosas do mundo. Segundo o relatório “Perspectivas da Urbanização Mundial” (World Urbanization Prospects) da ONU, no ano de 2050 dois terços da população mundial estará concentrada em áreas urbanas. Prevê-se que o maior crescimento irá ocorrer em países da Ásia e de África como a China, a Índia e a Nigéria. O mais surpreendente, isso sim, é o crescimento da população que se prevê para esta data. Espera-se que a população nas áreas urbanas supere os 6.000 milhões de habitantes, quando na actualidade o planeta conta com 3.900 milhões.

Hoje vamos conhecer as cidades mais povoadas actualmente, embora seja uma lista que se prevê mudar nos próximos anos. Vamos então conhecer quais são as cidades mais populosas do mundo.

 

Tóquio

ToquioTóquio é, no dia de hoje, a cidade mais populosa do mundo com 38 milhões de habitantes. De facto, é considerada como sendo a urbe com mais habitantes desde o ano de 1965. A capital administrativa do Japão concentra 10% da população total do país, havendo 14.000 pessoas por metro quadrado. O curioso é que não se trata de um lugar com grandes arranha-céus, uma vez que existe um alto risco de terramoto. Por norma, os edifícios não costumam superar os 10 pisos. Trata-se no entanto de uma das cidades do Japão com mais postos de trabalho e com mais locais de lazer, pelo que será lógico que atraia tanta gente jovem.

 

Guangzhou

GuangzhouEmbora não coincida com os dados da ONU, segundo a Citypopulation, uma empresa que realiza estatísticas sobre a população em países, zonas administrativas, cidades e aglomerações, a segunda cidade mais populosa do planeta é Guangzhou, na China, que conta com 32,6 milhões de habitantes. A capital da província de Cantão, também conhecida como Cantão, é a cidade mais importante do sul do país, em parte devido à sua localização, muito próximo de Hong Kong, o que fez com que se tivesse desenvolvido muito rapidamente.

 

Shangai

XangaiSeguimos na China para falar sobre a terceira cidade mais populosa segundo o Citypopulation. Trata-se de Shangai, que conta com 29,6 milhões de habitantes. Fica praticamente equidistante entre Pequim e Hong Kong, e está localizada na zona do Delta do Rio Yangtzé. Uma das causas para esta cidade ter tanta população é devido ao seu êxito económico. Apesar de tudo, há que ter em conta que a partir dos anos 90 o crescimento da população tem sido mais lento do que nos anos cinquenta e oitenta, quando o aumento foi extremamente rápido.

 

Jacarta

JacartaA quarta cidade mais populosa do mundo fica na Indonésia. Trata-se de Jacarta, que segundo o Citypopulation tem uma população de 27 milhões de habitantes. Um dos seus problemas reside no facto de ser uma cidade em vias de desenvolvimento, pelo que está a sofrer de muitos problemas de urbanização. Com efeito, o próprio governo foi surpreendido pelo aumento da população, pelo que não conseguiu proporcionar as necessidades básicas aos seus habitantes.

 

Nova Deli

Nova DeliMais uma cidade asiática, Nova Deli, a capital da Índia. Actualmente tem 25 milhões de habitantes, embora se preveja que alcance os 36 milhões no ano de 2030.

 

As outras cinco cidades mais populosas do mundo

A seguinte nesta lista é Seul (Coreia do Sul), com 24,2 milhões de habitantes; Carachi (Paquistão), com 23,2 milhões; Bombaim (Índia), com 22,6 milhões; Manila (Filipinas), com 22,5 milhões; e a Cidade do México, com 22,2 milhões.

Booking.com

Deixe o seu comentário

SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...