Vai viajar de avião? Nesse caso, deve-se levar em conta uma série de dicas que serão úteis para ir ao aeroporto com a tranquilidade de ter tudo sob controle. Muitas pessoas já foram obrigadas a voltar para casa ou a fazer uma ligação de emergência por não terem pensado numa série de aspectos comuns em todos os voos.
Você tem a documentação e está tudo em ordem?
Você precisará do Cartão de Cidadão e provavelmente também do passaporte se for viajar para um país que não seja da União Europeia. Por isso, certifique-se de que os tem à mão e estão em ordem, senão terá que os renovar o mais rapidamente possível.
Esse erro pode custar caro e obrigá-lo a ficar em terra.
Check-in online
Desde há alguns anos que você pode ir diretamente para o posto de controle sem ter que passar pelo balcão da empresa de aviação. Isso, sem dúvida que irá ajudá-lo a poupar um tempo bem precioso, pois permite sair de casa com antecedência, principalmente em meses como julho e agosto, que são os períodos de maior movimento dos aeroportos.
O check-in online pode ser feito em casa. Basta inserir uma série de dados como os que você forneceu na reserva e imprimir o cartão de embarque, que vem com um código de barras e que deve ser passado no leitor. Além disso, existe também a possibilidade de ter o referido código de barras no smartphone, geralmente através de um aplicativo da companhia aérea em questão. Assim, até os mais confusos podem respirar aliviados, desde que a bateria do celular não acabe…
Escolha o assento desejado
Na hora de fazer a reserva da passagem aérea você pode escolher o assento que deseja, às vezes de graça e outras vezes pagando um extra. Isso porque muitas empresas estão cientes de que viajar na frente não é o mesmo do que viajar atrás (na frente você percebe menos os efeitos da decolagem e da aterragem).
Para além disso, quem tem medo de voar prefere ficar perto da saída de emergência, enquanto quem tem pressa prioriza ficar perto das portas de saída para sair correndo assim que o avião pousar.
Se puder não despache as malas
A bagagem de mão é o que lhe permitirá viajar sem gastar um único euro a mais se conseguir levar tudo nessa mala. Se vai fazer o check-in, saiba que normalmente tem que pagar entre 20 e 60 euros por mala dependendo da empresa, o que nem sempre inclui uma mala grátis no preço do bilhete (especialmente se forem viagens curtas ou empresas de baixo custo).
Leve o mínimo possível e se tiver que fazer o check-in na mala, faça-o com antecedência, já que fazer online geralmente é muito mais barato do que no aeroporto.