baixa de faro

Faro: Viva a capital do Algarve!

faroGosta do Algarve? Quer conhecer uma das cidades mais interessantes do sul de Portugal? Precisa de umas férias para descansar? Então não perca este artigo onde vamos conhecer um pouco melhor a cidade de Faro, a capital algarvia!

ria formosa

As praias mais belas de Portugal

A região do Algarve é famosa pelas suas muitas e belas praias, como por exemplo as praias do Carvoeiro, de Dona Ana, da Rocha ou da Marinha. Por essa razão é há já imenso tempo um dos destinos de praia favoritos, não só dos portugueses, como de muitos estrangeiros que visitam o nosso país.

Infelizmente, desde os anos 60 do século passado que a região do Algarve sofreu bastante com a construção desenfreada de novos empreendimentos turísticos, edifícios e casas de férias, tendo havido poucas localidades a escapar a este problema. Neste caso, Faro, a capital algarvia, foi uma das cidades que sofreu mais com este processo de urbanização.

Mas apesar da cidade de Faro não ter praia, existe o Parque Nacional da Ria Formosa, uma área com mais de 18.000 hectares que funciona como habitat para as aves aquáticas, apesar da chamada Praia de Faro ficar relativamente próxima, mas um pouco longe do centro da cidade propriamente dita, pelo menos para quem quiser ir a pé.

baixa de faro

Tranquilidade e calma no centro histórico de Faro

Faro irá encantar muitas pessoas apesar de ser a capital do Algarve, uma vez que a vida e rotina diárias caracterizam-se pela tranquilidade, sem as enchentes características do turismo massivo de praia. O equilíbrio entre a conservação e a decrepitude dos edifícios é um dos seus encantos.

Para conhecer Faro, deve começar pela zona do porto, uma zona de barcos, pescadores e de onde terá umas vistas maravilhosas sobre a Ria Formosa e sobre os aviões que chegam e partem do aeroporto que fica relativamente próximo da cidade.

Se observar mais além, poderá admirar as ilhas arenosas junto ao Atlântico: a Ilha da Barreta e a Ilha da Culatra, que poderá visitar se apanhar algum dos barcos turísticos que saem do porto.

Por último, há referir que não pode ir a Faro e sem conhecer o centro histórico, um triângulo constituído pelas praças Francisco Gomes, Largo da Liberdade e Ferreira de Almeida e ruas pedonais cheias de pequenas lojas e diversos negócios.

Trata-se de um passeio encantador cheio de calma e muito agradável. Aproveite para caminhar pelas ruas de Santo António, Vasco da Gama ou qualquer praça que possa ir descobrindo à passagem.

E você? Já conhece a cidade de Faro?

Imagens por Ricardo Bernardo, Carlos Calamar e Dani Oliver no Flickr.

Booking.com

Sem comentários

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...