polvo a lagareiro

12 Pratos Típicos de Portugal Que Tem Mesmo de Experimentar

A gastronomia portuguesa é um dos pontos fortes durante as nossas viagens pelo país. É simplesmente deliciosa, os preços até são acessíveis, e de uma forma geral, não se poupa na quantidade. Para isso muito contribui a extraordinária qualidade da matéria-prima e os requintados sabores que nos acompanham por todo o país, tornando qualquer viagem numa verdadeira odisseia de sabores para o nosso palato.
De seguida deixo aqui alguns dos pratos típicos de Portugal, que na minha opinião tem mesmo de experimentar:

Queijos

queijo da serraOs queijos em Portugal são deliciosos de uma forma geral. Existem mais de 12 queijos com denominação de origem protegida. Para além de serem uma parte importante na dieta portuguesa, são servidos como aperitivos na maioria dos restaurantes.
Gosto bastante do queijo de Azeitão, que é feito com leite de ovelha, é cremoso e algo picante. O queijo de Évora tem um sabor forte, bem como o queijo de Serpa e muitos outros. Mas sem dúvida que o favorito da maioria dos portugueses é o Queijo da Serra da Estrela, o mais famoso da gastronomia lusitana, o qual tem um sabor suave e meio doce e é uma verdadeira tentação.

Bacalhau à Brás

pratos típicos de PortugalPenso que não haverá dúvida que os portugueses são os reis do bacalhau. Os pratos com este ingrediente podem ser encontrados em todo o país e pode ser cozinhado de mil maneiras diferentes, assado, com natas, em saladas, em pastéis (de bacalhau), etc.
Mas sem dúvida que uma das formas preferidas de comer bacalhau é o Bacalhau à Brás. Este prato é feito com bacalhau desfiado, rodelas finas de batatas, ovos, azeitonas e salsa. É uma verdadeira delícia que não pode (nem deve) perder!

Arroz de Marisco

comida tipica portugalRecordo-me de comer um arroz de marisco na Nazaré enquanto admirava o mar, o que muitas vezes me vem à memória quando penso neste prato. Por isso, não posso deixar de recomendar este magnífico prato típico de Portugal.
Este prato é  feito com um saboroso arroz recheado de mexilhões, camarão, lulas, tamboril, ameijoas, berbigão, vinho branco, molho de tomate natural, e as especiarias que lhe dão ainda mais sabor como o alho, louro, açafrão, coentros, salsa e pimenta negra.

Caldo Verde

pratos gastronomia portuguesaTodos os portugueses conhecem este prato típico da gastronomia portuguesa desde bem novos. É uma sopa típica de Portugal que é incluída muitas vezes nos menus dos restaurantes porque é fácil de fazer e muito saborosa.
É uma sopa feita com batatas, cebola, couve-galega cortada bem fina e pedaços de chouriço. É uma sopa realmente reconfortante e habitual nas mesas portuguesas.

Francesinha

pratos tipicosEstá realmente preparado para um prato realmente saboroso e diferente? Então a sua escolha de eleição vai para a francesinha, um prato típico da cidade do Porto e um verdadeiro símbolo da cidade, embora se possa encontrar um pouco por todo o país.
A francesinha é uma enorme sandes com várias camadas de carne, presunto, ovo e toucinho. Hoje em dia existe uma grande variedade de francesinhas, feitas com diversos ingredientes e cobertas com queijo fundido e por um molho ligeiramente picante que lhe dá um sabor inesquecível. É acompanhada com batatas fritas que ficam super saborosas com o molho da francesinha. Tem coragem de comer uma francesinha?

Alheira de Mirandela

alheira de mirandelaAs alheiras são basicamente chouriços fumados recheados com carne de porco, frango, azeite, pão, alho, sal e pimentão, embora também possa haver com carne de aves de caça, pato, vitela, presunto, etc. Normalmente costumam ser consumidas fritas na própria gordura ou assadas na brasa.
Mas o mais curioso deste requintado chouriço é a sua origem de finais do século XV, já que inicialmente não levava carne de porco porque era uma invenção dos judeus. No entanto, acabou por ter uma grande aceitação e transformou-se num prato de grande popularidade.

Sopa de Pedra

sopa de pedraApesar do nome, a sopa de pedra é muito rica e tem muitos ingredientes que a tornam verdadeiramente saborosa. E será que conhece a lenda da sopa de pedra? Quem não gosta de feijões, enchidos e couves bem saborosos? Esta sopa é típica da cidade de Almeirim em pleno Ribatejo e vale por si só uma visita. É feita com feijão manteiga, entrecosto, carne de vaca, cenouras, tomates, cebola, alho, orelha de porco, chouriço, morcela de arroz, couve lombarda e Sal. E para terminar o último ingrediente é mesmo uma pedra. Sim, leu bem, uma pedra. Está curioso? Quando experimentar esta sopa não vai querer outra…

Carne de porco à alentejana

carne de porcoEste prato destaca-se pela incrível mistura de sabores de mar e terra, como a carne de porco frita e previamente marinada com pimentão, alho, salsa e louro, a que se junta berbigão ou ameijoas e uma grande quantidade de coentros. A carne é acompanhada com batata frita. Esta mistura é muito saborosa.
Na região do Alentejo também se recomenda provar as migas alentejanas, com carne de alguidar, por exemplo.

Cataplana

cataplanaO nome deste prato vem do tipo de recipiente em que é cozinhado, com uma tampa preparada para tapar e cozinhar a comida ao vapor, a forma mais saudável. O resultado é um saboroso e colorido prato com uma grande variedade de ingredientes e sabores: lagostins, camarões, ameijoas, frango, toucinho, salsa, coentros, cebola e pimento verde.

Polvo à Lagareiro

polvo a lagareiroO polvo à lagareiro é um prato muito apreciado na cozinha portuguesa, tanto que é digno de constar nos menus em dias especiais como na passagem de ano, pelo que também não podia faltar nas nossas recomendações. É servido regado por um bom azeite e temperado com salsa, pelo que é um prato delicioso para degustar em qualquer bom restaurante.

Caldeirada de peixe

caldeirada de peixeEste riquíssimo cozido de peixe era usado pelos pescadores para aproveitar o pescado que se estragava nas redes, ou aqueles de menor tamanho que eram mais difíceis de vender. Actualmente utiliza-se muito rodovalho, pescada, tamboril, etc., com batatas cortadas, cebola, louro e pimenta negra. No final temos um prato com um sabor espectacular.

Sardinhas

sardinhas assadasSe há algo que caracteriza Portugal é a qualidade do peixe fresco. Neste ponto as sardinhas têm um papel de destaque e são consumidas de norte a sul do país. Experimente umas sardinhas assadas em cima do pão ou acompanhadas com batatas e uma salada em boa companhia e com um bom vinho. É divinal.

Pastéis de nata

Pratos da Comida PortuguesaE se depois de todos estes pratos típicos de Portugal ainda tiver espaço para a sobremesa, então experimente os famosos pastéis de nata. Os mais conhecidos são os pastéis de Belém em Lisboa, mas também tem outros doces que vale a pena experimentar, nomeadamente arroz doce (arroz com leite e gemas de ovo), para além de uma grande variedade de doces típicos das várias regiões.
Booking.com
2

Sem comentários

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...