A boémia e antiga cidade de Coimbra

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

Hoje vamos falar mais um pouco sobre uma das mais interessantes e antigas cidades de Portugal, a cidade de Coimbra. Com pouco mais de 100 mil habitantes, Coimbra é a cidade mais importante da região centro e fica praticamente a meio caminho entre Lisboa e Porto.

cidade de coimbraA história de Coimbra remonta a épocas anteriores à ocupação romana. O seu nome era Aeminium, um nome de origem celta e que atesta a origem remota do burgo. Embora fosse um centro de menor projecção que a vizinha Conímbriga, ainda assim teve um notável desenvolvimento durante a época romana, como têm revelado os diversos achados arqueológicos, alguns dos quais podemos apreciar no Museu Machado de Castro.

Mas o seu apogeu apenas ocorreu muito tempo depois, quando Coimbra chegou a ser a capital do Reino de Portugal durante algum tempo e com a criação da Universidade de Coimbra no século XVI. A Universidade de Coimbra é uma das mais antigas da Europa, e desde que foi criada, poder-se-á dizer que toda a cidade gira em volta dela.

Actualmente, Coimbra continua a ser uma cidade com um ambiente jovem, devido aos muitos universitários que lhe trazem imensa vida. Mas uma visita à parte velha da cidade permite-nos ver que Coimbra ainda é uma cidade com um certo ar medieval e boémio. Não estaremos a dizer nenhuma asneira ao dizer que existem duas cidades, a Coimbra da zona alta ocupada pelos estudantes, e a zona da baixa, mais movimentada e comercial.

coimbraNaturalmente que em Coimbra há muito para ver. Começando pelas suas igrejas, a Sé Velha e a Sé Nova, bem como muitas outras igrejas que são o testemunho da sua história. É quase impossível não dobrar uma esquina e encontrar uma igreja, um mosteiro, um palacete ou edifício antigo, muitos dos quais foram reaproveitados para serem utilizados por serviços públicos, pela Universidade de Coimbra ou como museus.

Para conhecer alguns dos encantos de Coimbra dê uma vista de olhos nos artigos que já publicámos, nomeadamente:

Mas antes de conhecer Coimbra temos de ir até ela. Se for por auto-estrada, Coimbra fica Entre Lisboa e Porto. Também pode ir de comboio ou de autocarro, que provavelmente serão as melhores opções em temos de transportes públicos.

Se procura alojamento na cidade de Coimbra tem excelentes hotéis, nomeadamente:

 

Para mais informações consulte o Turismo de Coimbra.

Booking.com

Deixe o seu comentário

SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...