Melhores Praias do Algarve

As 15 Melhores Praias do Algarve

Embora os dias de Verão já tenham passado há algumas semanas, a verdade é que estamos a planear as nossas viagens de férias para a próxima estação. Um destino de praia de grande interesse é, sem dúvida, o Algarve. Se estiver a pensar numas férias de praia, então uma boa opção é visitar as melhores praias do Algarve.
Portugal tem um turismo variado, desde a capital Lisboa, boêmia e cosmopolita, às inúmeras praias ao longo do Atlântico, que não deixam ninguém indiferente.
Não perca esta pequena viagem pelas melhores praias do Algarve!
Melhores Praias do Algarve

Praia dos Três Irmãos

A praia dos Três Irmãos é uma imensa praia com quilómetros na zona do Alvor, logo após Portimão. A maré sobe durante o dia, mas há tanto espaço que é impossível não nos divertirmos nesta praia.
O nome vem das três formações rochosas que formam a sua costa e permitem estarmos resguardos do vento que normalmente sopra aqui.

Praia da Marinha

Localizada no concelho da Lagoa, a Praia da Marinha é uma grande enseada onde as formações rochosas se misturam com a praia arenosa.
Ultimamente tem estado muita lotada por ser cada vez mais conhecida. Deve ir de manhã cedo para conseguir um bom lugar, especialmente para estacionar.
O passeio até à praia a partir dos parques de estacionamento é agradável e faz dela uma das melhores praias do Algarve.

Praia Dona Ana

É sem dúvida uma das mais belas e melhores praias do Algarve. Fica perto de Lagos, e o seu nascer e pôr-do-sol são verdadeiramente espetaculares.
Com águas turquesa, intercaladas com enormes rochas e penhascos. É excelente para mergulhar e passar um dia nas suas águas. Em 2015, foi escolhida pela TripAdvisor como a melhor praia em Portugal.
Para além de tudo isso, fica perto de Lagos, uma das mais belas cidades do Algarve, especialmente pela sua vida noturna no Verão.

A praia da Bordeira

O lado ocidental do Algarve esconde várias praias de grande beleza. É o caso da praia da Bordeira. Fica localizada perto da Carrapateira, e é uma das praias com melhores condições para a prática do surf. As ondas fortes e a quantidade de areia tornam-na única para os amantes da natureza e do desporto.
Embora fique longe das principais áreas urbanas, a própria praia dispõe de todos os serviços básicos para passar um bom dia de praia.

Praia do Amado

Outra das boas praias da Costa Vicentina para a prática do surf. Particularmente, a praia do Amado é muito mais agradável do que a Praia da Bordeira, rtazão pela qual existem vários clubes de surf a praticar nestas águas.
Vários clubes de surf e alguns bares de praia estão instalados na entrada da praia, que pode ser alcançada caminhando por uma encosta a partir dos parques de estacionamento. Apesar de estar repleta de turistas e surfistas, é uma praia ideal para levar os mais pequenos, pois há uma enorme quantidade de areia para eles brincarem sem qualquer problema.

Praia da Rocha

É uma das praias mais populares de Portugal e particularmente do Algarve. Fica situada junto à cidade de Portimão. É bastante turística no Verão, mas também é ideal para a família, pois tem todos os serviços nas proximidades e mantém um nível muito elevado de limpeza nas suas águas.
Vários quilómetros de praia fazem da Praia da Rocha uma das maiores e melhores praias do Algarve.

Praia do Pintadinho

Será provavelmente uma das melhores praias do Algarve que já visitei. Fica na freguesia de Ferragudo. Esta pequena enseada tem um bar à entrada e um penhasco ao fundo com vista para a mesma. Durante as horas mais quentes tende a estar cheio, mas com a chegada da noite, a praia do Pintadinho torna-se um dos melhores postais ilustrados de Verão.
Com areia fina e águas cristalinas, uma das suas maiores atrações é o seu pôr-do-sol. Tem uma pequena caverna pela qual passa a água, sem problemas se não houver maré alta, e onde os amantes de fotografia poderão desfrutar desta maravilhosa paisagem.

Praia do Beliche

Regressamos a uma praia ideal para surfistas. A praia do Beliche é a praia mais próxima do Cabo de São Vicente, perto de Sagres. É uma praia enorme que se torna mais pequena à medida que o dia passa, e à medida que a maré sobe. Encontrará algumas das águas mais frias de Portugal, mas sempre cristalinas e limpas.
É preciso descer um número infinito de degraus, mas vale a pena. Também, no caminho para baixo, um pequeno e animado bar de praia espera-nos com alguns pratos típicos regionais. Tem possivelmente um dos melhores pores-do-sol numa das melhores praias do Algarve.

Praia do Paraíso

Uma pequena enseada localizada perto do Carvoeiro. É uma praia deserta, ideal para relaxar. Apesar de ter muitas rochas e algas marinhas, as suas águas são realmente limpas e um prazer de nadar.
É um bom lugar para passar o dia relaxante, longe de praias mais concorridas como a praia do Três Irmão ou a Praia da Rocha.

Praia de Cacela Velha

Uma praia de sonho. Possivelmente uma das localidades algarvias mais pequenas que se pode visitar. Apenas três ruas, dois restaurantes, uma igreja e uma cabine telefónica compõem esta pequena terra a apenas 25 minutos de Espanha.
A Cacela Velha tem uma das melhores praias do Algarve. Silenciosa como poucos, e com espaço para passear durante muito tempo, a praia de Cacela é um daqueles lugares surpreendentes que se encontram ao longo da costa portuguesa.

A praia do Torrado

Rodeada de falésias e mar, a Praia do Torrado é interessante pela sua tranquilidade e areia escorregadia.
Águas limpas e uma paisagem natural invejável para aceder à praia. A praia é dominada por dois ilhéus de pedra, um dentro da própria costa e um ilhéu mais distante chamado Leixão da Gaivota. Uma área menos conhecida que as praias anteriores, mas de igual interesse e beleza.

Praia do Carvalho

Uma das praias mais marcantes, especialmente pelo seu acesso. Para lá chegar é preciso atravessar um túnel construído através de um muro de rochas. Entre estas rochas, podemos observar um grande número de fósseis marinhos incrustados.
Há ainda um pequeno bar que ajuda a acalmar o calor estival. Em tempos de pouco turismo pode encontrar-se sozinho nesta praia e descobrir as suas grutas.

Praia do Camilo

Regressamos a uma das mais belas cidades do Algarve, Lagos. Se já referimos que a Praia Dona Ana era uma das melhores praias do Algarve, então a praia do Camilo não fica muito atrás.
Depois de descer uma enorme escadaria de madeira, encontramos uma enseada tranquila, longe da agitação de outras na mesma zona. Águas cristalinas, areia fina e sol, especialmente de manhã, fazem da praia do Camilo uma daquelas praias obrigatórias de visitar no Algarve.

Praia do Garrão Poente

Como já dissemos, o Algarve tem praias para todos os gostos e de todas as cores. Um exemplo disto é a praia do Garrão Poente, mais turística que muitas das praias anteriores, mas não menos bela por isso.
As dunas de areia alinham a costa desta imensa praia que está rodeada por algumas falésias. Na estação alta tende a ser bastante concorrida, mas na estação baixa é normalmente quente e tranquila.

Praia do Castelo

Finalmente, não podíamos deixar de fora esta pequena praia de Albufeira. A prais do Castelo é uma pequena enseada entre duas muralhas rochosas, uma das quais se assemelha às ameias de um castelo, daí o seu nome.
É bastante abrigada do vento e costuma estar cheia na época alta. E não admira, as suas águas cristalinas e a paisagem são dignas de uma visita a esta pequena mas interessante praia.
Com esta pequena viagem por algumas das melhores praias do Algarve, desejamos e todos umas boas férias. E se conhece outras praias ainda melhores, diga-nos que praias acrescentaria a esta lista?
6

Sem comentários

Deixar um comentário

SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...