fátima

Fátima, Terra de Fé

fátimaFátima é uma freguesia pertencente ao concelho de Ourém que evoluiu à volta do fervor religioso. Conta-se que a Virgem Maria, “uma senhora mais brilhante que o Sol”, apareceu a três pastorinhos (Lúcia, Jacinta e Francisco) entre Maio e Outubro de 1917.
A última aparição culminou com um milagre visto por 70 000 pessoas conhecido como o “Milagre do Sol”.   Verdade ou não, a sua fama alcançou os quatro cantos do mundo e, actualmente, é uma das cidades mais visitadas de Portugal, atraindo cada vez mais peregrinos e curiosos visitantes.
Todos os dias 13 de Maio, Agosto e Outubro são dias especialmente movimentados, em que milhares de portugueses e estrangeiros se dirigem para a basílica. O espírito religioso é fervoroso e borbulha, a multidão é impenetrável e aqui e ali encontram-se pessoas de joelhos a cumprir promessas. Reina a paz e a solidariedade. À noite erguem-se velas ao alto num manto de luz semelhante ás estrelas que povoam o céu escuro. Os mais emocionados choram com a passagem de Nossa Senhora, os outros sorriem e abraçam-se num ambiente místico e encantador mesmo para quem não for adepto da religião. Aconselha-se uma visita nestas alturas a quem quiser apreciar um evento único.
Mas se preferir uma visita mais calma, sem empurrões, sem filas e com hotéis e restaurantes livres, aconselho-o a voltar noutro dia.
Comece por percorrer as ruas recheadas de lojas pitorescas de cariz religioso. Somam-se as Virgens Marias, os bonés de Fátima, os pertinentes bancos para os peregrinos, os terços, os anjinhos para levar como lembrança para os mais pequenos, os típicos quadros “Estive em Fátima e rezei por ti”. Vale a pena dar uma espreitadela.
Siga até ao Santuário de Fátima, uma construção monumental novecentista com uma área ao ar livre  86400 m2 capaz de acomodar 300 000 pessoas. Nessa mesma área ao ar livre encontra-se  a Azinheira Grande, conhecida por ser o local onde se deram as aparições, a Capelinha das Aparições, a primeira edificação a ser construída onde todos os dias se realizam missas a toda a hora, o Monumento ao Sagrado Coração de Jesus que se encontra mesmo no meio da praça e uma parte do muro de Berlim, protegida por fortes vidros.
A construção da Basílica terminou em 1953 e hoje ergue-se imponente e altiva, com uma torre de vários andares num total de 65 metros de altura e acabando com uma majestosa coroa em bronze e uma cruz de cristal. A sua entrada dá se por umas escadarias monumentais onde se pode apreciar belas colunatas e estatuetas. No seu interior podem observar-se vitrais, estátuas, altares, pinturas e os túmulos dos pastorinhos.
13 de maioNo lado completamente oposto á basílica podemos observar a mais recente obra, a Igreja da Santíssima Trindade que ocupa a quarta posição de maior igreja do mundo e está edificada num estilo muito mais moderno.
Prossiga a sua visita com a entrada no museu de Cera, uma das principais atracções de Fátima com retratos fiéis da história de Fátima e da vida de Jesus. Depois desta visita mais lúdica não se esqueça de explorar também o Museu de Arte Sacra e o museu das aparições.
Finalize com uma breve visita a Aljustrel onde encontrará casinhas típicas onde poderá também encontrar a habitação dos três pastorinhos e aperceber-se de como passavam o seu dia-a-dia bem como provar alguns dos produtos regionais.
5

Sem comentários

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...